can’t miss [112] codigodaestrada.org

A falácia da igualdade

car gun
“Desde que foram aprovadas as recentes alterações ao Código da Estrada, que recorrentemente na Comunicação Social (e em diversos foruns, conversas e afins) surge a ideia de que agora as bicicletas são equiparadas aos automóveis, e que se têm os mesmos direitos também devem ter os mesmos deveres.

Ora o primeiro erro começa no facto de as bicicletas não serem equiparadas aos automóveis. Pelas suas características são veículos muito distintos, e essa diferença está presente em todo o texto do Código da Estrada. Tal como há diferenças entre veículos ligeiros e veículos pesados, por exemplo.

O segundo erro é achar-se que os direitos e as regras são iguais. Sim, os cidadãos devem todos ter os mesmos direitos e as mesmas obrigações. Mas a lei prevê que perante determinadas condições, o tratamento e as condutas devem ser ajustadas às mesmas. Quando alguém empunha uma arma (mesmo que esteja devidamente autorizado), automaticamente torna-se o principal responsável pelo bom uso desse objecto que pode tirar vidas.

Com isto não se quer isentar os utilizadores de bicicleta das suas responsabilidades no cumprimento do Código da Estrada, mas deixo a pergunta: se a falta de cumprimento da regras do CE por parte de alguns ciclistas gera tanta indignação, onde está essa mesma indignação perante o incumprimento sistemáticos que a maioria dos condutores de automóveis faz dos limites de velocidade (entre muitas outras ilegalidades)? No mínimo daria lugar a uma revolução!”

(podes ler todo o artigo de Miguel Barroso aqui)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em can't miss it com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s