prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta distinguiu ontem vários promotores do uso da bicicleta.

Criado em 2006, o Prémio Nacional ‘Mobilidade em Bicicleta’ “visa reconhecer o contributo de determinadas entidades ou indivíduos que tenham promovido a utilização da bicicleta, através da criação ou melhoria de condições para o efeito em Portugal e da divulgação de iniciativas que fomentem o uso deste veículo não motorizado”.

Na sétima edição do evento, foram galardoadas pessoas, empresas, publicações e uma autarquia, pelo empenho na promoção da bicicleta como meio de transporte.

Na categoria Empresas de Transportes Colectivos, o prémio foi atribuído à Horários do Funchal Transportes Públicos, S.A. e ao Grupo Transtejo. A Câmara do Porto (CMP) foi distinguida na categoria Autarquias… E aqui que faço a minha ressalva. Porquê a CMP? Fazendo um simples exercício, que não de memória pois nem é necessário, só pela via das dúvidas entrei no site da CMP e fiz uma pesquisa por “promoção” e “bicicleta”. Dou um rebuçado a quem lá entrar e encontrar algo mais do que isto! Porque se sabe que muitas outras autarquias deste lindo Portugal mais promoveram, mais desenvolveram e mais incentivaram o uso da bicicleta, muito me admira ter sido atribuído este galardão a uma autarquia que, para além disto, pouco tem feito pela mobilidade “ciclável” da Invicta. Adiante!

O galardão de Cidadania foi para Paulo Manuel Guerra dos Santos, o de Sites para a página Ciclovias, que agrega informação sobre as ciclovias, ecopistas e ecovias existentes no país. A Cicloficina dos Anjos ganhou na categoria Activismo e Intervenção Social e o projecto Matilha Cycle Crew venceu na categoria de Dinamização Cultural da Bicicleta.

Na Comunicação Social – Escrita foi distinguida a Revista B – Cultura da Bicicleta e na categoria Comunicação Social – Online venceu a BTT TV. Na categoria Empresas, o prémio foi entregue ao El Corte Inglés, à Velo Culture Porto (daqui mando três bacalhauzadas aos duendes) e à Inframoura.

Velho Lau, CEO da megastore, com o caneco na mão

Parabéns aos premiados.

fonte: publico.pt e FPCUB

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”

  1. Flépis diz:

    Estes prémios são muito políticos, são muito à base de o que as empresas podem fazer, é uma graxazinha. Porque eu não encontro outra razão para por exemplo, o El Corte Inglés ser homenageado, quando o El Corte Inglés Lisboa me proíbiu de estacionar a bicicleta no parque subterraneo, mandando-me parar no parque de bicicletas que existe ao pe da ciclovia que nada tem a ver com o Centro Comercial, desprotegido das intempéries e sem qualquer sistema de vigilancia como o centro. Ou então é porque patrocinaram um passeio da FPCUB. Ou como o Metro de Lisboa, que já foi galardoado duas vezes, que deixa bicicletas andar nas suas carruagens apenas a partir das 20 ou aos fim de semana. Depois de olhar para alguns dos galardoados dos anos anteriores, fico bastante confuso. É uma pena, porque muitos destes galardoados realmente o merecem.
    Sou sócio e continuarei a ser mas alguns galardoados dão-me comichão.

    Gostar

  2. Obrigado Paulão… fiquei um bocado abismado por receber prémios ao lado da CMP (a sério????) ou do El Corte Inglés…. Mas pronto, acredito que no nosso caso tenha sido mesmo um reconhecimento.

    Um abraço,

    Lau

    Gostar

  3. paulofski diz:

    Reconhecimento bem merecido Miguel.

    Um abraço,

    Paulão

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s