O hábito diário de pedalar, além de ser uma forma agradável e saudável de mobilidade urbana, traz muitas vantagens e, por isso, pode ser adoptado pelas pessoas se deslocarem para o trabalho. Incentivando o uso da bicicleta, um meio de transporte energeticamente suficiente, económico e não poluente, as empresas poderão colaborar a solucionar a mobilidade dos seus empregados.
As empresas poderão efectivamente ter um papel preponderante no incentivo do uso da bicicleta. Promover a bicicleta como opção sustentável é incentivar um transporte limpo, silencioso e eficiente. As bicicletas trazem benefícios financeiros directos e contribuem para a imagem social da empresa. Como fazem uma actividade física regular como parte da sua jornada para o trabalho, os funcionários estarão mais bem dispostos, faltam menos e mostram maior produtividade. Como resultado de uma melhor forma física e de boa saúde mental, o funcionário terá um ganho evidente no rendimento do trabalho. E depois, todas as vantagens de uma mão-de-obra produtiva e saudável retornam positivamente para a organização e seus clientes.
Quem pedala para o trabalho descobre que economiza tempo. Em alguns casos pode até ser mais rápido do que ir de carro. Além disso, o uso da bicicleta evita perder tempo preso no trânsito à procura de estacionamento. Diminui o stress e proporciona melhor qualidade de vida. Muitos ciclistas não precisam de banho após as pedaladas. Pedalar para o trabalho não significa ter de pedalar à pressa, ou seja, não precisa de suar as estopinhas. Por outro lado há quem pedale longas distâncias e galgue umas subidas, optando por isso por usar roupas de ciclismo, tendo de as trocar após chegar ao destino. Havendo um espaço com chuveiro e armários, a empresa estará a incentivar o trabalhador que mora mais longe a usar a bicicleta.
Um “bicicletário” seguro é um factor importante para influenciar positivamente as pessoas da empresa pedalarem para o trabalho. Proporcionar um local conveniente e seguro para os seus funcionários e clientes estacionarem as bicicletas não é dispendioso. Poderá reduzir a necessidade de estacionamentos caros para os automóveis. Cada empregado que decide pedalar para o trabalho representa uma redução de gastos para a empresa. Cada cliente que chegue de bicicleta e encontre um local bike friendly, voltará certamente.
As pessoas querem se sentir valorizadas no local de trabalho. Tornando a bicicleta uma parceira de negócio, a empresa não está só a oferecer qualidade de vida no trabalho como demonstra que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, considerando a sua importância para o sucesso da organização. Como é costume dizer-se, o exemplo vem de cima. Uma vez criada a estrutura básica para o uso da bicicleta, a empresa poderá animar, promover e até patrocinar eventos de bicicleta, como o “dia de pedalar para o trabalho”. Há muitas mais maneiras de encorajar a decisão de pedalar para o trabalho e demonstrar a intenção da empresa em ser um local amigo da bicicleta, mas o primeiro impulso no pedal é sempre nosso.
Boas pedaladas para o trabalho.
Pingback: pagar para andar de bicicleta!… iss’é qu’era bom! | na bicicleta