as empresas e a bicicleta

O hábito diário de pedalar, além de ser uma forma agradável e saudável de mobilidade urbana, traz muitas vantagens e, por isso, pode ser adoptado pelas pessoas se deslocarem para o trabalho. Incentivando o uso da bicicleta, um meio de transporte energeticamente suficiente, económico e não poluente, as empresas poderão colaborar a solucionar a mobilidade dos seus empregados.

As empresas poderão efectivamente ter um papel preponderante no incentivo do uso da bicicleta. Promover a bicicleta como opção sustentável é incentivar um transporte limpo, silencioso e eficiente. As bicicletas trazem benefícios financeiros directos e contribuem para a imagem social da empresa. Como fazem uma actividade física regular como parte da sua jornada para o trabalho, os funcionários estarão mais bem dispostos, faltam menos e mostram maior produtividade. Como resultado de uma melhor forma física e de boa saúde mental, o funcionário terá um ganho evidente no rendimento do trabalho. E depois, todas as vantagens de uma mão-de-obra produtiva e saudável retornam positivamente para a organização e seus clientes.

Quem pedala para o trabalho descobre que economiza tempo. Em alguns casos pode até ser mais rápido do que ir de carro. Além disso, o uso da bicicleta evita perder tempo preso no trânsito à procura de estacionamento. Diminui o stress e proporciona melhor qualidade de vida. Muitos ciclistas não precisam de banho após as pedaladas. Pedalar para o trabalho não significa ter de pedalar à pressa, ou seja, não precisa de suar as estopinhas. Por outro lado há quem pedale longas distâncias e galgue umas subidas, optando por isso por usar roupas de ciclismo, tendo de as trocar após chegar ao destino. Havendo um espaço com chuveiro e armários, a empresa estará a incentivar o trabalhador que mora mais longe a usar a bicicleta.

 Um “bicicletário” seguro é um factor importante para influenciar positivamente as pessoas da empresa pedalarem para o trabalho. Proporcionar um local conveniente e seguro para os seus funcionários e clientes estacionarem as bicicletas não é dispendioso. Poderá reduzir a necessidade de estacionamentos caros para os automóveis. Cada empregado que decide pedalar para o trabalho representa uma redução de gastos para a empresa. Cada cliente que chegue de bicicleta e encontre um local bike friendly, voltará certamente.

As pessoas querem se sentir valorizadas no local de trabalho. Tornando a bicicleta uma parceira de negócio, a empresa não está só a oferecer qualidade de vida no trabalho como demonstra que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, considerando a sua importância para o sucesso da organização. Como é costume dizer-se, o exemplo vem de cima. Uma vez criada a estrutura básica para o uso da bicicleta, a empresa poderá animar, promover e até patrocinar eventos de bicicleta, como o “dia de pedalar para o trabalho”. Há muitas mais maneiras de encorajar a decisão de pedalar para o trabalho e demonstrar a intenção da empresa em ser um local amigo da bicicleta, mas o primeiro impulso no pedal é sempre nosso.

Boas pedaladas para o trabalho.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em motivação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a as empresas e a bicicleta

  1. Pingback: pagar para andar de bicicleta!… iss’é qu’era bom! | na bicicleta

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s