um bom passeio

Passear é já de si uma experiência agradável, mas se o fizermos num Domingo de manhã, na companhia do rio, do mar e da natureza, é ainda mais rico. A frescura matinal, o frenesim dos pássaros, o caminho que convida, o povo que circula num ritmo diferente da semana, o ambiente descontraído de ciclistas e turistas num passeio em família de maquinas fotográficas em punho. Para além de todos esses dados de interesse, o meu passeio de ontem teve um acrescento de novidade no regresso a casa: uma imensidão de pais-natais, vestidos a preceito, que vagueavam pelas ruas e iam enchendo as esplanadas dos cafés.

O passeio traz vários benefícios, não só à nossa saúde mas também ao ambiente. Tal pressupõe deixar o automóvel na garagem e circular a pé, ou de bicicleta no caso de se percorrer distâncias maiores. Num simples percurso a pé abrandamos o ritmo acelerado do motor e ganhamos tempo para apreciar a paisagem, respirar ar puro, assentar ideias, apanhar sol, aproveitar esse momento íntimo que é uma caminhada, a sós ou com uma bela companhia. Num passeio de bicicleta a nossa vida pode melhorar consideravelmente, pois enquanto o fazemos abstraímo-nos do dia-a-dia e os problemas passam para segundo plano, ou tendem a não parecer tão relevantes. E, se assim não for, há que fazer um esforço para que as distâncias não cansem tanto acompanhando e comunicando com outros amantes da arte do pedal.

Muito provavelmente algumas das grandes ideias de grandes génios devem ter surgido enquanto apreciavam um passeio, vendo e assimilando o mundo que os circundava, vivendo cada forma, cor, brisa, aroma, experimentando cada sensação.

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em marcas do selim com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

10 respostas a um bom passeio

  1. >E como é que conseguiste que a bicicleta fosse sozinha?

    Gostar

  2. paulofski diz:

    >Para além de conhecer o caminho de cor aproveitou para se livrar do peso do dono!

    Gostar

  3. >Nestes últimos dias o clima tem-nos dado um bocado de descanso. Qualquer dia cruzamo-nos por essas ruas. Um abraço.

    Gostar

  4. Teté diz:

    >Domingo de manhã?! É para dormir, pá! E não me digas que a dormir não surgem grandes ideias: Newton estava a dormir, quando a maçã lhe caiu na cabeça!!! :)))ps – gostei da primeira foto!

    Gostar

  5. paulofski diz:

    >Pode até ser Psimento. À quantidade de pessoal que pedala pelas ruas do Porto, podemos nos cruzar certamente. Abraço.

    Gostar

  6. paulofski diz:

    >Pois é Teté, também eu gosto muito de preguiçar, mas quem sabe se um génio qualquer tenha uma ideía brilhante, um sonho acordado num ambiente assim tão agradável!

    Gostar

  7. Gi diz:

    >Qualquer dia compro uma bicicleta só para me acompanhar enquanto ando. 😀

    Gostar

  8. Kok diz:

    >Fotografias bonitas e muito sugestivas.São uma boa ideia para ilustrar o teu "post".Também acredito que ao ar livre as ideias são melhores e mais frequentes.1 Abraço pah!

    Gostar

  9. FM diz:

    >Como "invejo" os teus passeios… Nunca pares!Abraço.

    Gostar

  10. >Os meus passeios matinais têm o mar como fundo, mas há mais de um mês que não os consigo fazer ao domingo. Que inveja!

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.