Eficiência energética do ciclista urbano e o seu custo por km
“Segundo os dados obtidos através do metabolismo do ser humano, um ciclista com cerca de 70kg, a uma velocidade de 16km/h, tem um consumo calórico de 220 calorias por cada meia hora. Feitas as contas, um ciclista com este perfil tem um consumo energético de aproximadamente 28 Calorias por km (“Caloria”, a unidade mais popular, com C maiúsuculo refere-se na realidade a quilocaloria).
Considerando os níveis calóricos de alguns alimentos é possível estabelecer consumos, e os respeitovs preços por km, para alguns dos petiscos mais conhecidos dos portugueses e dos brasileiros.”
…
Um automóvel com consumo de 6 ltr/100km, com a gasolina a custar 1,6€/litro tem um custo aproximado de 10 cêntimos por km, igual ao custo por km da aguardente ou do bolo de arroz para um ciclista.”… (continua a ler e confere a tabela aqui)
Então, seguindo a tabela e fazendo as contas por alto, assumindo que um fino, um copo de cerveja de 25cl, custe 1€ e a cada paragem numa esplanada para reabastecer ingiro cerca de 130 calorias, por fino tenho combustível para cerca de 5 km de pedalada, o que me fica a +/- 20cts. por km! Finório? 😀 Sim, porque ao fim desses 5 km eu não “fico na reserva” e tenho ainda muita energia para queimar em pedaladas.
…
“Como alguém dizia, o automóvel consome dinheiro e provoca-te gordura, a bicicleta consome gordura e poupa-te dinheiro.”