
Circular nesta altura do ano, no início da manhã ou no final do dia, quando o sol está mais baixo no horizonte, pode ser ofuscante e causar problemas a quem anda da estrada, estejamos na qualidade de automobilistas, peões ou ciclistas. Todos os anos, nesta época, a determinadas horas do dia, o sol está mais baixo no céu e pode provocar encandeamentos. A visibilidade, ou a falta dela, é muitas vezes um factor que pode contribuir para o acidente. Confesso que nem sempre é fácil em tais circunstâncias reagir com rapidez, mas os acidentes influenciados pelo brilho solar podem e devem ser evitáveis.
Talvez todos nós já tenhamos vivido uma situação semelhante, levar subitamente com o sol em cheio nos olhos ao ponto de nos “cegar”, mas o “talvez” não é desculpa para acções negligentes dos automobilistas. A falta de visibilidade é perigosa na medida em que as pessoas podem, repentinamente, deixar de ver com o brilho do sol que incide directamente nos olhos e tornar impossível enxergar a sinalização, quem segue ou se atravessa à sua frente. Embora seja mais perigoso para os condutores, o encadeamento pelo sol pode ser também um problema para os ciclistas. Um ciclista pode ferir um peão ou outro ciclista, mas para os automobilistas a história é bem diferente. Se não forem cuidadosos podem ferir gravemente outras pessoas.
Como ciclistas, devemos ter em atenção quando vivemos situações destas. Somos vulneráveis na estrada e dependemos da capacidade do condutor para nos ver e evitar nos derrubar. Alguns automobilistas não sabem adaptar a sua condução às condições climáticas extremas. Não importa o quão ofuscante é o contra-luz, se está nevoeiro ou chove a potes, eles continuam à mesma velocidade, como sempre. Registo demasiadas vezes a pouca evidência de tomada de precauções extras para evitar acidentes. Baixar a pala do lado do condutor de modo a bloquear o sol ajuda, mas na maioria dos casos a pala proporciona pouca melhoria. Deve-se sempre abrandar a velocidade, sobretudo nestas condições, para tornar mais fácil reagir caso alguém encoberto pela luz do sol se cruze no seu caminho. Não deve haver excepções. Uma casualidade destas pode ser fatal e nunca será em tempo algum desculpa legítima para aumentar a sinistralidade.







![fotocycle [233] aprovada](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/-HjVm40hFPT3qMC3ZLUlUT7fy1Vq3nofGGkUFpExiH4-1536x2048.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)
![can't miss [161] wp.clicrbs.com.br/ciclosdevida](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2016/10/cadeira-de-rodas-na-ciclovia.jpg?w=200&h=200&crop=1)
![can't miss [49] m.vice.com](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/07/carolina.jpg?w=200&h=200&crop=1)








