“muitas frutas, muitos legumes”

Sobreviveu a duas guerras mundiais, conheceu 16 presidentes da república francesa, viveu na Venezuela e no Canadá, mas agora o que quer mesmo é continuar a ter forças para pedalar.

Há coisa de três anos, o francês Robert Marchand conseguiu percorrer quase 27 quilómetros (26,927) de bicicleta numa hora. Falta dizer que tinha 102 anos.

Agora tentará ser a pessoa com mais de 105 anos a pedalar mais rápido numa bicicleta. Será hoje no velódromo nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines, o mesmo no qual havia batido seu próprio recorde de velocidade sobre uma bicicleta para pessoas da sua idade. “Não estou tão bem quanto há dois anos, se estivesse seria um fenómeno, mas não sou um fenómeno”, declarou com modéstia e em tom de brincadeira.

Robert Marchand acredita que poderá percorrer 23 ou 24 quilómetros numa hora. “Se fizer 30 dirão que estava dopado”, sorri. O sentido de humor é um mero palpite para justificar a genica sem limites deste jovial ciclista: “Durante toda a minha vida pratiquei desporto, comi muitas frutas, muitos legumes, pouco café e álcool e nada de cigarros”, explica como factores chave para sua invejável forma física. “Como de tudo mas em pequenas quantidades e bebo ocasionalmente um copo de vinho, faço uma hora diária de alongamentos e outra ainda de bicicleta.”

A psicóloga e professora universitária Veronique Billat, que o acompanha desde que completou 100 anos, completa o mistério: “Tem um corpo pequeno, mede apenas metro e meio, mas tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior”. Sua personalidade também desempenha um papel fundamental: “Tem uma grande determinação, não hesita, não tem medo de tentar as coisas”.

Marchand diz não temer a morte, apenas a paralisia. Enquanto isso, não para de pedalar.

Allez Robert.

Adenda ao postal

Bravo Robert

http://www.lci.fr/sport/video-a-105-ans-robert-marchand-realise-un-exploit-xxl-en-effectuant-22-547-km-en-une-heure-2020170.html

Flash interview

“Pensei que ainda restavam alguns quilómetros por percorrer, poderia ir mais rápido”, declarou sorridente quando foi rodeado por jornalistas após dar 92 voltas ao velódromo ao percorrer 22.547m numa hora.
“Agora espero meu adversário”, brincou, referindo-se a alguém que consiga bater seu recorde na nova categoria para as pessoas de 105 anos em diante.

Este recorde de velocidade para pessoas de sua idade deve ainda ser homologado por instâncias internacionais, depois de passar por testes antidoping. Várias centenas de pessoas foram ao local apoiar o centenário.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em ele há coisas! com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a “muitas frutas, muitos legumes”

  1. Nelson Branco diz:

    estava a ser transmitido pelo welovecycling, via face, a “prova”… muito bom… maravilhoso ver este espírito, em qualquer idade, ainda mais quando se tem 105 anos!!!
    Parece que a chave para a longevidade é simples…

    Liked by 1 person

  2. paulofski diz:

    já “linquei” a façanha. Fantástico exemplo. Velhos são os trapos.

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s