fotocycle [188] à descoberta

Só, por rotas aleatórias ou pelo mesmo caminho de todos os dias, na bicicleta lucro dos mistérios do meu Porto. Dos recantos e segredos, do velho charme do seu casario. Da aura romântica de uma cidade europeia onde a roupa colorida seca à janela. Não é difícil ignorar tudo o que é magnífico e histórico da urbe onde vivemos e trabalhamos. Por mais que a nossa cidade tenha uma torre afamada e paredes ladrilhadas de história a gente deveria aprender a se aventurar. À descoberta, aproveito cada momento.

à descoberta

“A igreja de Massarelos fica localizada no Largo do Adro, que comunica com a Rua da Restauração. A sua construção teve inicio em 1776, contudo apenas passou a igreja paroquial da freguesia de Massarelos quando a igreja de Santa Maria da Boa Viagem caiu em ruínas. Esta igreja pertence à confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, fundada, conforme tradição, em 1394, por mareantes que tinham sofrido tempestade quando regressavam de Inglaterra, e à qual teria pertencido o Infante D. Henrique. A sua fachada traseira, virada para o rio, ostenta a Cruz da Ordem de Cristo e um painel de azulejos, alegórico à época dos Descobrimentos. Em 1960 foi colocado o painel de azulejos de Mendes da Silva, onde figura o Infante D. Henrique e São Telmo, padroeiro do templo. Esta importante confraria dedicava-se à assistência e protecção dos navegantes e mercadores. Possuía grande importância no Porto. Desempenhava funções bancárias, comerciais e outras, tendo navios que para além de serem pertença da confraria e executarem serviços em seu nome, quando era preciso, defendiam a costa de piratas.”

Advertisements

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em motivação com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s