no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

O exercício físico não evita nem cura o cancro, mas talvez o possa prevenir. A actividade física regular permite, por um lado, prevenir e atrasar o aparecimento de determinadas doenças e, por outro, melhorar a capacidade e resistência muscular. Para além disso, existe uma relação entre a actividade física e a esperança de vida. O exercício físico aumenta a qualidade de vida, que, no do ponto de vista psicológico, permite encará-la com mais optimismo e boa disposição, para além de ser um meio de integração em diferentes grupos sociais.

Estudos na área de saúde demonstram que existem vários benefícios em andar de bicicleta. Para além de ser uma das actividades mais eficazes na prevenção de certas doenças cardiovasculares, ajuda a controlar e melhorar os sintomas e prognósticos em muitas doenças crónicas. Melhora o controle glicémico e reduz o risco de diabetes. Melhora o sistema circulatório e fortalece o sistema imunológico. Aumenta a capacidade respiratória. Fortalece e ajuda a melhorar a resistência muscular. Protege as articulações e previne o aparecimento de doenças osteoarticulares. Aumenta a utilização da gordura corporal e melhora o controlo do peso. Ajuda a libertar tensões e melhora a gestão do stress. É um aliado da mente, já que inibe o aparecimento de depressões e estados psíquicos negativos. Saliente-se que andar de bicicleta previne as infecções e a possibilidade de cancro. É recomendado às pessoas com cancro, porque o acto de pedalar faz com que as células (fagócitos) que se encarregam da defesa do corpo se mobilizem para destruir as células cancerígenas. Em resumo, os benefícios de andar de bicicleta são evidentes. Nunca esquecer que é sempre necessário ter em conta a certa dose de duração e frequência dos treinos ou passeios, ajustando de acordo com a condição física, a idade e os objectivos a atingir. Idealmente, deve andar de bicicleta pelo menos 3 vezes por semana e pedalar de 20 a 60 minutos.

subida à torre contra o cancro

“O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro comemora-se esta quinta-feira. O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) junta-se à Irmandade dos Clérigos na realização de uma tertúlia onde clínicos do IPO respondem às perguntas da população.
O IPO-Porto assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, 4 de fevereiro, numa iniciativa conjunta com a Irmandade dos Clérigos, de mãos dadas com a sociedade, a cultura e o património da cidade. A Igreja dos Clérigos vai ser o palco de uma conversa entre os clínicos do IPO-Porto e a população: “O que quer saber sobre cancro? O IPO-Porto responde!”.
Sensibilizar para a importância da prevenção e do controle dos factores de risco e promover estilos de vida saudáveis são os principais objetivos da iniciativa.
“É nosso dever ir ao encontro das pessoas, contribuir para o aumento da literacia da população sobre esta patologia e promover mais oportunidades de acesso ao melhor tratamento”, refere, em comunicado, Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto.
A sessão de esclarecimento será moderada pela jornalista da RTP Diana Bouça Nova e abrirá, pelas 18h, com um pequeno concerto de Órgão de Tubos da Igreja dos Clérigos, pelo Organista Rui Soares. No final da sessão, está prevista uma visita à Torre dos Clérigos. A entrada é livre.”

(fonte: viva-porto.pt)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em motivação com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s