um projecto, uma recomendação, uma ideia…

Bicicletas: Projeto português conquista fundos da UE

cicloficina.jpg (1)“Um projeto português desenvolvido pela Cicloficina dos Anjos, uma oficina que repara e ensina a reparar bicicletas em Lisboa, acaba de conquistar financiamento da União Europeia (UE) no âmbito da campanha de promoção da mobilidade urbana sustentável “Do The Right Mix”, que vai atribuir a cada um dos premiados um apoio monetário de até 7.000 euros.

O objetivo da campanha, que distinguiu 19 projetos europeus, é ceder às ideias premiadas fundos que permitam às mesmas desenvolver atividades como concursos e ações educativas que promovam formas de deslocação mais ecológicas e mais sustentáveis, incentivando os cidadãos a repensar a sua escolha em matéria de transportes.

De acordo com a página oficial da campanha “Do The Right Mix”, o projeto português selecionado, denominado UNI-CICLO, tem como ambição estabelecer oficinas de bicicletas comunitárias em dois campos universitários de Lisboa onde os estudantes e os funcionários terão acesso gratuito a ferramentas e peças para aprender a reparar o seu veículo.”… (continua a ler o artigo aqui)

Vai ser possível circular de bicicleta nos corredores BUS em Lisboa?

Bus-And-Bike-Lane“A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje (17 de junho) uma recomendação à Câmara Municipal para que esta adeqúe os corredores BUS da cidade à circulação em bicicleta.

A recomendação, apresentada pelo PAN, refere a necessidade de sinalizar convenientemente estas faixas através de sinalização vertical e horizontal e fornecer informação a todos os utilizadores da via sobre esta nova realidade quando vier a ser implementada.

A proposta mereceu a aprovação de PS, PSD e CDS, a abstenção do PEV e MPT e voto contra do PCP. “

(fonte: MobilidadeUrbana.pt)

Ponte 25 de Abril pode ter ciclovia e passagem pedonal

ciclovia ponte 25 abril“Imagine um dia de Verão, como aqueles do último fim-de-semana, em Lisboa, e o leitor pegar na bicicleta, pedalar pela ponte 25 de Abril e chegar rapidamente até às praias da Costa da Caparica.

Esta viagem ainda é impossível, mas poderá deixar de ser uma miragem a breve prazo, caso a ideia de António Santos, criador da AlmaLisboa, consiga garantir a unanimidade entre as câmaras de Almada, Lisboa e Lusoponte, gestora da ponte 25 de Abril.

Segundo António Santos, a ideia tornaria Lisboa numa cidade mais moderna e apetecível – para os seus moradores e turistas – para além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e dos transportes.

A ciclovia e passagem pedonal poderiam utilizar o tabuleiro do comboio, sem prejudicar nenhuma circulação: automóvel ou do próprio comboio. “É um pecado não aproveitarmos o espaço disponível. Ele serve para as pessoas se deslocarem e aumentar a mobilidade nos modos suaves. E serve para a própria estrutura de manutenção e conservação da ponte utilizar as duas vias para efectuarem os seus trabalhos”, explicou o responsável ao Economia Verde.”… (continuar a ler o artigo aqui)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s