can’t miss [85] porto24.pt/memoria/

Joaquim Leão: a amarela do Adamastor

“O triunfo de Joaquim Leão na Volta a Portugal em Bicicleta de 1964 teve o impacto de um vendaval na hierarquia do ciclismo.”…

Foto: Adoptarfama/Nuno Lopes/FC Porto

Foto: Adoptarfama/Nuno Lopes/FC Porto

…” Campeão da lama (ciclocross) e glutão do asfalto (seis títulos nacionais), Leão trouxe prosperidade e animação ao ciclismo com a forma descomplexada de correr. Foi ao Tour e à Vuelta, renegou as desventuras e teve mais cinco top-ten na Volta. Esta camisola amarela rebentou pelas costuras na sua peitaça de adamastor, ganhou sulcos e rasgos pela felicidade de 50 mil pessoas que o esperavam no Porto, e brilhou intensamente desde o Alto da Serra de Valongo até Sobrado, terra Natal, onde 100 mil pessoas expunham a emoção máxima no trajecto festivo final, feito em descapotável. Não se voltou a ver festa igual. A apoteose começou em Alvalade, com o beijo da vitória dado pela actriz Ivone Silva, inaugurando uma tradição importada do Tour, segundo a qual só as estrelas tinham o privilégio de beijar os campeões…”.

(Lê toda a história deste Leão dragão que o Museu FC Porto By BMG nos conta, aqui)

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em can't miss it com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s