uma questão de atitude

Bicicletada de Dezembro – foto de Sónia Arrepia

Andar de bicicleta é bem mais que uma forma de lazer que proporciona bem-estar físico e psíquico. A bicicleta é um simples e provecto meio de transporte. Pedalar faz bem à saúde e garante qualidade de vida. A menos que pedale uma tandem ou se dê uma boleia ocasional, a bicicleta é apesar de tudo um veículo individual e tem o poder de reunir grupos de pessoas, familiares, amigos que ao descobrirem novos caminhos, novas rotas, renovam e consolidam laços de amizade. Quando nos sentamos ao selim e pisamos os pedais todos somos ciclistas. O espírito de solidariedade, o respeito e a honestidade é o distintivo de quem pedala. Quando alguém entra no grupo e não está ao mesmo ritmo dos outros não fica sozinho. Ninguém deixa ninguém para trás.

A bicicleta é uma amiga, confidente e terapêutica. Leva-me para todo o lado e faz questão de tornar o meu quotidiano em algo maravilhoso. Chego ao trabalho bem relaxado. Com ela aprendo a saborear o tempo, a superar os meus próprios limites.  A pessoa que faz da bicicleta o seu veículo de eleição não é a mesma quando volta. Chego a casa menos stressado. Às vezes pedalo sem um objectivo ou um destino definido. Pedalo como que por pedalar, como uma forma de ocupar o corpo com uma actividade determinada e libertar a mente para outras correrias. A bicicleta tem essa capacidade maravilhosa de nos desentorpecer, de nos fazer perceber a real dimensão da distância, do relevo, da temperatura. Ter os olhos abertos, descobrir outras visões da cidade, outras formas de ver o mundo.

Boas pedaladas.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em o ciclo perfeiro com as etiquetas , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s