da má postura à assadura, evita a ligadura

Uma irritante dor no braço esquerdo foi o regalo que trouxe da pedalada até Santiago.

Parece muito fácil para aqueles que pedalam a bicicleta todos os dias. Basta pegar na bina e sair por aí, seja para os afazeres do dia-a-dia, seja para um passeio solitário ou uma longa aventura em grupo. Mas não é bem assim. Até o mais experiente ciclista sofre de lesões e transtornos dos mais diversos tipos, não necessariamente provocados por traumatismos resultantes de acidentes ou quedas. A intensa e longa exposição a grandes esforços, o uso inadequado de equipamentos, a má postura, provocam vários tipos de lesões musculares, no pescoço, na região lombar, ao redor dos ombros, nos grandes músculos das pernas, nos joelhos e nos tendões.

Uma dica prévia, que se pode dar para aqueles que encaram pedalar tanto a média distância como longos percursos, é procurar utilizar equipamentos (bicicleta, vestuário, calçado) adequados e que estejam habituados a usar. Exercitar os grandes músculos das pernas e fortalecer a região lombar, fazer um regime alimentar adequado, rico em vitaminas e hidratos de carbono, são delapalisseanas.

A postura é fundamental para evitar dores e até lesões prolongadas. O guiador deve estar a uma altura que permita manter as costas mais ou menos erectas e os braços relaxados, não muito próximos ao corpo para não sobrecarregar as articulações. É importante manter os joelhos numa altura inferior às mãos durante as pedaladas. O posicionamento correcto do selim é fundamental, pois se estiver muito alto vai exigir uma má postura e a movimentação das pernas em esforço (para saber qual a altura correcta do selim basta ficar de pé ao lado da bicicleta e posicioná-lo à altura do quadril). É importante manter a cabeça alinhada, bem como a coluna, pescoço, ombros, cotovelos e as mãos relaxados. Para prevenir as assaduras, a vulgar irritação de pele pela fricção nas virilhas, o mais indicado é a correcta postura no selim, usar calções de ciclismo (aqueles de licra, almofadados no rabo) que mantêm a pele livre de humidade e evitar o uso de roupa interior que tenha costuras sintéticas.

As dores lombares são uma queixa frequente e são habitualmente decorrentes da má postura do ciclista sobre a bicicleta. Fortalecer os músculos abdominais e os músculos que envolvem a região da coluna vertebral com exercícios de musculação. É fundamental fazer alongamentos antes e depois de pedalar. Para quem está a começar vale a pena pedalar por um período de tempo curto, que não cause dores nas costas, e ir aumentando o tempo gradualmente. Proteja os joelhos. Pedalar de maneira incorrecta ou a sobrecarga pode causar tendinite nos joelhos ou problemas nas rótulas. Procurar pedalar com carga e não deixar cair o peso do corpo todo sobre os braços.

Boas pedaladas.

Desconhecida's avatar

About paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em ele há coisas! com as etiquetas , . ligação permanente.

4 Responses to da má postura à assadura, evita a ligadura

  1. Pingback: é que não aprendem! | na bicicleta

  2. Pingback: A Grande Crónica do Caminho – Tomo 3, de Redondela a Santiago (e depois Vigo e Porto) « Um pé no Porto e outro no pedal

  3. karina's avatar karina diz:

    cinto dor no meu braço esquerdo pricipalmente no meu moscolo do braço o que sera?

    Gostar

  4. paulofski's avatar paulofski diz:

    Depois de uma consulta com a médica fiquei a saber que essa dor no braço era devida a uma calcificação do tendão e resultante contractura do ombro a qual reflectia dor para o músculo do braço ao adpotar certas posições, na bicicleta, na secretária, até para apertar os atacadores dos sapatos. Com algumas sessões de fisioterapia e tratamentos (massagens, ultra-sons) a coisa melhorou e não sinto mais a dor. Uma dica será efectuar uns exercicios simples: mantendo encostados os cotovelos ao corpo, segure uma bola de borracha com as mãos e aperte-a em váios movimentos repetitivos; na mesma posição de brações segure uma fita de borracha com as mãos e puxe-a em movimentos repetitivos. Várias vezes por dia poderá ajudar a aliviar a tensão muscular e a dor. Espero ter ajudado Karina no entanto deverá consultar um especialista da medicina fisica.

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.