hoje, em exposição

Recordo-me perfeitamente de toda a polémica sobre a requalificação da zona envolvente do Museu Soares dos Reis, na sequência da construção do túnel de Ceuta. Depois de vários anos de embargo, de prejuízos, de acordo com o projecto aprovado pelo IPPAR a solução de consenso para o túnel de Ceuta previa uma “praça pedonal” na frontaria do edíficio. Em vez de asfalto, seria colocado um lajeado amarelo em granito e o afastamento dos muretes de protecção do túnel da entrada do equipamento cultural (de 25 para 30 metros). O passeio teria cinco metros de largura e aos automóveis apenas seria permitida uma velocidade máxima de 30 quilómetros por hora, em frente ao museu.

Sempre discordei da solução encontrada, mas quem sou eu! Os responsáveis pelo projecto tentaram vender o conceito de que iria ser criada uma “praça pedonal” em frente ao museu. Curiosa esta ideia de espaço pedonal onde circulam e constantemente estacionam automóveis!

Todos os dias chego por lá ao meu local de trabalho e esta manhã, quando passei, mais uma vez foi este o cenário com que me deparei na frontaria do museu nacional. Foi sem surpresa que no exterior do museu vi uma exposição aparentemente legal, mais parecida com um stand, a ocupar o passeio, obrigando os peões a desviarem-se para a rua, perdão, para a praça pedonal. Como se o espaço em causa já não estivesse suficientemente destruído pelo constante estacionamento ilegal.

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em ele há coisas! com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a hoje, em exposição

  1. Pingback: As ruas que derramam carros « Um pé no Porto e outro no pedal

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s