Este é um belo exemplo do “efeito panning”. Na linguagem fotográfica, a técnica panning é um efeito óptico que se obtêm de um objecto em movimento. Esta técnica permite “congelar” um assunto ou objecto em movimento, enquanto o fundo fica borrado ou desfocado. É uma técnica muito usada, por exemplo, na fotografia desportiva.
Para o meu amigo Luís Moreira captar esta belíssima fotografia, manipulou a sua Canon e utilizou esta técnica de uma forma brilhante. “Apanhou” a elegante ciclista em movimento lateral à sua posição, a forma mais adequada para que o efeito resulte, e o resultado é fantástico.
O panning parece ser bem complicado, mas com alguma prática e o equipamento adequado, o fotógrafo pode ensaiar várias fotografias criativas. Com a ajuda de um tripé, ou um monopé, fica mais fácil conseguir o efeito nas fotografias. Um pré-requisito, no entanto, é ter uma câmara fotográfica com compreensão básica do triângulo de exposição (ISO, velocidade e abertura). Com esses 3 componentes em simultâneo pode manipular a luz.
No modo manual ou semi manual, ajustando manualmente a velocidade do obturador (da velocidade normal, 1/25 sec, para, por exemplo, 1/40 ou 1/60 sec), a partir daí pode experimentar e regular a velocidade do obturador com a velocidade de movimento do objecto. Com o modo de foco da câmara configurada para o AI Focus, a câmara vai ajustar continuamente o foco ao objecto conforme este se move.
Quando o objecto que deseja evidenciar se aproximar, deve apontar e focar o objecto em movimento, acompanhando-o e começando a tirar a foto. Uma dica será tirar uma série de fotos no modo burst. Como a velocidade do obturador está lenta, quando a exposição terminar, o objecto que estava em movimento ficará focado enquanto o fundo da imagem estará desfocado. Porém isso só irá acontecer se conseguir seguir a velocidade do objecto com a sua câmara à mesma velocidade, anulando assim o seu movimento.
O meu sonho é conseguir uma fotografia tão bela quanto esta, mas como a minha câmara fotográfica também atende e faz chamadas, acho melhor meter a viola o telemóvel no saco bolso.
(podes ver mais belas fotos do Luis em: https://instagram.com/luis.moreira.111)