Saquei esta foto do registo Strava de um amigo quando pedalava pela zona rodoviária da Vilariça, julgo que na EN102… Entretanto fez-me uma correcção: “São vários os sinais que estão espalhados mas pelas estradas municipais de Torre de Moncorvo 😉 […] se fores à Foz do Sabor vês lá estes sinais! E sim, era bom que fossem colocados mais destes sinais, tanto na nacional 102 como nas Municipais de Foz Côa”. Numa via (EN102) onde o controlo de velocidade deveria ser mais apertado, esta sinalização seria de extrema importância para os ciclistas que nela circulam.
É do meu agrado confirmar que existe a preocupação de se espalhar este tipo de sinalização nas nossas estradas, procurando estabelecer uma melhoria na segurança, no civismo e mentalidades, de ambas as partes. Principalmente nas minhas pedaladas extra-urbanas, tenho notado que o respeito pelas regras é mais evidente, tanto por automobilistas como por ciclistas. Aos poucos a bicicleta é vista como um meio de transporte como outro qualquer e não como uma coisa estranha que circula na estrada.
No entanto ainda verifico total desconhecimento das regras por parte de quem comanda um acelerador. Vou, portanto, relembrar o que diz o Código da Estrada:
Artigo 18.º
Distância entre veículos[…]
3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.[…]
Por isso meus amigos, se houver bom senso e respeito de parte a parte, então a convivência nas estradas só pode melhorar.