a distância que protege

Saquei esta foto do registo Strava de um amigo quando pedalava pela zona rodoviária da Vilariça, julgo que na EN102… Entretanto fez-me uma correcção: São vários os sinais que estão espalhados mas pelas estradas municipais de Torre de Moncorvo 😉 […] se fores à Foz do Sabor vês lá estes sinais! E sim, era bom que fossem colocados mais destes sinais, tanto na nacional 102 como nas Municipais de Foz Côa”. Numa via (EN102) onde o controlo de velocidade deveria ser mais apertado, esta sinalização seria de extrema importância para os ciclistas que nela circulam.

É do meu agrado confirmar que existe a preocupação de se espalhar este tipo de sinalização nas nossas estradas, procurando estabelecer uma melhoria na segurança, no civismo e mentalidades, de ambas as partes. Principalmente nas minhas pedaladas extra-urbanas, tenho notado que o respeito pelas regras é mais evidente, tanto por automobilistas como por ciclistas. Aos poucos a bicicleta é vista como um meio de transporte como outro qualquer e não como uma coisa estranha que circula na estrada.

No entanto ainda verifico total desconhecimento das regras por parte de quem comanda um acelerador. Vou, portanto, relembrar o que diz o Código da Estrada:

Artigo 18.º
Distância entre veículos

[…]

3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

[…]

Por isso meus amigos, se houver bom senso e respeito de parte a parte, então a convivência nas estradas só pode melhorar.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em motivação com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s