29 de Junho: Pedalar no Verão, Grande Encerramento da Recicleta
“5ª feira, dia 29 de Junho de 2017
18H – Preparação do jantar; 20H – Jantar; 21H30 – FilmeCiclovida é sobre bicicletas e a luta contra os combustíveis fósseis, as sementes naturais e a luta contra o agronegócio, duas coisas que têm feito parte do dia-a-dia do GAIA. Fala de 5000 km de autonomia, causas e relações, de uma nova relação com a Terra e dos afectos que, afinal, fazem mover o mundo, em direcção oposta à do dinheiro!
Com este documentário despedimo-nos da Recicleta até Setembro e antevemos os km para pedalar e viajar este verão! **
** Uma citação para alegrar:
“A bicicleta é um invento da mesma geração que criou o veículo a motor mas as duas invenções são símbolos de avanços feitos em direções opostas pelo humano moderno. A bicicleta permite a cada um controlar o emprego da sua própria energia; o veiculo a motor, inevitavelmente, torna rivais entre si os utentes, por causa da energia, do espaço e do tempo” Ivan Illich, 1975, Energia e Equidade, pp. 71 e 72.” […]
(lê o artigo completo em https://gaia.org.pt/2017/06/26/29-de-junho-pedalar-no-verao-grande-encerramento-da-recicleta/)
A bicicleta celebra seu bicentenário de maneira discreta
“A bicicleta tem 200 anos de vida e poucos parecem saber desse aniversário, que acontece na semana em que será disputado o Tour de France, a partir de sábado, precisamente na Alemanha, o país de seu inventor, Karl Drais.
“Não se comemora nada porque não é algo que se conheça”, diz resignado Claude Reynaud, historiador amador francês que batalha há 50 anos para defender a memória da bicicleta, um método de transporte utilizado no mundo todo.
“O Tour de France sai de Dusseldorf este ano, mas quando a ‘Grande Boucle’ apresentou sua rota ninguém falou do bicentenário. Não é algo que se saiba fora de pequenos círculos”, lamenta este fã de ciclismo que é também viticultor no sul da França.” […]
(lê o artigo completo em: https://tudonumclick.com/noticias/mundo/199758/a-bicicleta-celebra-seu-bicentenario-de-maneira-discreta)
Volta a Portugal em bicicleta: A Torre ‘falhou’ o convite para a festa dos 90 anos
“Nem tudo são ausências nos 1.626,7 quilómetros do percurso da 79.ª edição, hoje apresentado, no Teatro Thalia, em Lisboa, mas é nelas que os olhos se centram quando calcorreiam o mapa do país, que será cruzado por um pelotão de 20 modestas equipas, no pico do verão nacional.
É certo que a caravana vai voltar a mergulhar, depois de quase uma década de ausência, no Alentejo profundo, e que o palco da consagração foi deslocado da mais comedida capital para a sempre calorosa cidade de Viseu, e que até há 30 prémios de montanha a testar as pernas dos candidatos e um contrarrelógio mais curto, incapaz de diferenças tão pronunciadas no último dia, mas é, outra vez, a inexistência de uma meta na Torre que mais se destaca nesta viagem de celebração da prova que nasceu em 1927.” […]
(lê o artigo completo em http://24.sapo.pt/desporto/artigos/volta-a-portugal-em-bicicleta-a-torre-falhou-o-convite-para-a-festa-dos-90-anos)