can’t miss [169] oprojetopedal.wordpress.com

Concludente artigo de Pedro Silva sobre o não tema do momento…

Capacete obrigatório, sim, ou não?

É absolutamente inegável de que o capacete é uma peça chave na protecção da integridade física do ciclista e como tal este deve ser visto como obrigatório para quem recorre à bicicleta como forma de desporto, lazer, ou veiculo de transporte.

No entanto transpor da obrigação moral, para a obrigação legal poderá não ser de todo do interesse da comunidade ciclística.

O capacete e a mobilidade urbana.

É aqui que se apresenta o grave problema. Ao longo dos anos, tem-me passado pelas mãos diversos estudos sobre mobilidade urbana e estes são muitas vezes surpreendentes. Conclusões como: redução nos custos dos sistemas nacionais de saúde pela promoção do uso da bicicleta, melhoria no comercio tradicional através da alteração de artérias, eliminando a circulação de automóveis e promovendo a utilização pedonal e de bicicleta, aumento do valor de propriedades em cidades, etc… Poderia mencionar muitas mais, mas estas são as chaves, que contrariam o senso comum, de que o acesso automóvel beneficia a economia, mentira!

O ciclismo desportivo e de lazer, jamais poderá ser comparado com o ciclismo de mobilidade urbana, no entanto todos são caracterizados como “ciclistas”, todos estes modelos intervêm na sociedade de uma forma muito positiva e construtiva, mas devem ser vistos e tratados como segmentos e publico totalmente diferente.

Obrigar ao uso do capacete, seria castrar a mobilidade urbana e a promoção do uso da bicicleta em geral.

Se obrigar-mos alguém a usar capacete para se iniciar na bicicleta, as probabilidades são um enorme não à partida.”…

(Podes ler o artigo  completo em Projetopedal.com: https://oprojetopedal.wordpress.com/2017/01/10/capacete-obrigatorio-sim-ou-nao/#like-6147)

 

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em can't miss it com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a can’t miss [169] oprojetopedal.wordpress.com

  1. Nelson Branco diz:

    como te havia dito no outro dia sobre este assunto… considerava que se deveria usar o capacete mas não encontrei o termo adequado para justificar. Aqui, o Pedro Silva, usou um que se enquadra na minha visão para usar “obrigação moral”.

    Liked by 1 person

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s