Qual a medida do respeito?
… “Entretanto, no que diz respeito às distâncias, nos Açores as coisas são um pouco diferentes. O que é logo ali para quem vive no continente torna-se “do outro lado da ilha” para quem vive por cá. De fato as distâncias aqui têm outra dimensão, se é que isso é possível. Talvez a física quântica explique.
Como muitos já devem saber, o Código da Estrada foi alterado em Portugal e no começo de 2014 entraram em vigor novas regras que discriminam positivamente os ciclistas e peões e, a exemplo de outros países da Europa, foi introduzido o princípio do Utilizador Vulnerável.
…
Não é preciso ser muito inteligente para se entender que quando ocorre a colisão entre um carro (ou um pesado) e um ciclista (ou um peão) o mais prejudicado é o ciclista/peão por ser mais frágil, por ter uma menor massa, por não ser feito de metal, etc… não é uma física muito complicada.
Felizmente, o Código da Estrada é um só e quer seja aqui nos Açores, quer seja na Madeira, quer seja nas Selvagens ou ainda no continente as regras são as mesmas e um metro e meio é invariavelmente 150 centímetros.
A natureza de algumas estradas nos Açores obriga a atenção redobrada de condutores de veículos e velocípedes. Tanto o número de carros nas estradas quanto o número de bicicletas têm vindo a aumentar mas infelizmente a consciência de muitos condutores não evoluiu tanto quanto estes números.”…
(excelente artigo para ser lido na integra, aqui)