can’t miss [65] biclanoporto.org

Um interessante e ilustrativo artigo do Tiago Silva sobre um assunto pertinente à segurança do ciclista:

Posicionamento na via

Bicla no Porto

“Uma posição secundária na via, isto é, muito junto à berma ou passeio ou mesmo na berma ou passeio pode parecer o mais seguro mas ao optar por circular dessa forma para evitar automóveis estamos a correr ainda mais riscos.

Há três coisas que são fundamentais na estrada, qualquer que seja o modo de locomoção: ver, ser visto e ser previsível. Se andarmos demasiado encostados à direita coloca-se tudo isto em causa e passo a explicar porquê.

Ver: passamos a concentrarmo-nos em coisas que no meio da via não existem: sarjetas, lixo, tamanho da berma etc. É fácil de perceber que se passamos a estar concentrados nestas coisas, passamos a descurar outras.

Ser visto: Estando demasiadamente à direita, estamos à margem do tráfego, pondo em causa a nossa visibilidade perante os outros. Se encontrarmos cruzamentos pelo caminho ainda pior e a probabilidade de acidentes do tipo atravessamento à esquerda (left-crossover)  ou gancho à direita (right hook) aumenta exponencialmente.

Ser previsível: na berma é difícil manter uma trajetória. Há obstáculos, lixo, por vezes automóveis estacionados, que é preciso evitar e contornar. Ao andar a ziguezaguear, somos tudo menos previsíveis.

Temos de pensar como o condutor do automóvel nos vê, através do seu parabrisas: para o condutor, se estamos numa posição secundária não somos uma prioridade, não é lá que ele quer estar, não é por lá que ele tem de ir, não está à sua frente e não é um objetivo.”…

(ler o artigo completo aqui,  de relevante informação para o ciclista e para o automobilista)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em can't miss it com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s