
Depois do triunfo em 2011 na subida ao Super Besse, esta é a segunda vez que Rui Costa conquista uma vitória na mítica prova francesa. O jovem ciclista natural da Póvoa de Varzim é o 6º português a vencer uma etapa no Tour e o 3º a alcançar mais que uma etapa, sendo apenas superado por Joaquim Agostinho e Acácio da Silva.
Meticuloso, determinado e inteligente, Rui Costa deu esta terça-feira mais um passo na sua afirmação como o melhor ciclista português da sua geração. O ciclista da Movistar foi o mais forte do mini pelotão de 26 ciclistas, que havia escapado e alcançado mais de onze minutos de vantagem sobre os grandes favoritos, tendo aproveitado a última subida do percurso, no Col de Manse, para a investida que lhe valeu a vitória. Ao chegar sozinho à meta em Gap, sendo o primeiro a completar os 168 quilómetros da 16.ª etapa da centésima Volta à França, o ciclista mais popular conquistou ainda o Prémio da Combatividade.






![reciclando [23] ciclista e peão](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/03/ciclovia-da-prelada.jpg?w=200&h=200&crop=1)








