Relembrando o excelente trabalho “ciclofotográfico” sobre a cultura da bicicleta que Sérgio Moura do blogue De Bicicleta no Porto vem desenvolvendo com os seus retratos dos ciclistas do Porto, recentemente objecto de uma interessante reportagem televisiva, e enquanto dou um giro pela net, descubro um semelhante e interessante propósito de retratar e difundir o quotidiano de ciclistas, neste caso sul-africanos.
Stan Engelbrecht e um seu amigo e entusiasta das biclas, Nic Grobler, iniciaram recentemente um projecto de investigação da cultura da bicicleta na África do Sul e assim encorajar o uso das bicicletas entre todas as classes sociais. Sempre que podem, juntos ou separados, eles pedalam à procura de pessoas que usam bicicletas como um instrumento fundamental da sua existência no dia-a-dia. Dessa forma, eles arranjaram uma boa desculpa para viajar por toda a África do Sul de bicicleta e tirar fotografias, conhecendo, focando as câmaras e fotografando aqueles que usam a bicicleta no seu quotidiano. Com os fundos de doações que pretendem angariar, desejam publicar o livro “Bicycle portraits – everyday South Africans and their bicycles”. Através da publicação deste livro, querem ser capazes de capacitar a população carente para a aquisição de bicicletas, acessórios, manutenção, enfim, promover a bicicleta como um meio de transporte independente e encorajar todos a andar de bicicleta.
Vejam o filme promocional.




![no meu percurso rotineiro pr'o trabalho [1] Velódromo Maria Amélia](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/-yXBieot6NWX52sp0byCwXot2SoQ1_LPu_1mAwjaeRI-2048x1536.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)

![fotocycle [277] magnético](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/cYp4CGD0z6pOXvP1TuHgPbseytV9fuuZ6TpwZXQHKW0-2048x1536.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)














