reciclando [30] portanto, o Dia Mundial da Bicicleta resulta de uma trip alucinada de um gajo drogado a dar aos pedais!!! Fixe…

Diz que hoje é o Dia Mundial da Bicicleta e que tal efeméride se deve a uma trip psicadélica do criador do LSD, Albert Hofmann, o primeiro químico a sintetizar, ingerir e experimentar os efeitos alucinogénios dessa substância. Portanto, o dia da bicicleta resulta de uma trip alucinada de um gajo drogado a dar aos pedais!!! Fixe…


Da história reza o seguinte: Em 1938, Hofmann conseguiu sintetizar o LSD-25 na intenção de obter um estimulante circulatório e respiratório. Em 16 de Abril de 1943, Hofmann decidiu analisar de novo a amostra, que entretanto havia ficado esquecida. Enquanto trabalhava com o LSD, acidentalmente absorveu uma pequena quantidade através dos dedos e, sem querer, descobriu os efeitos poderosos da substância. Passados três dias, o químico resolveu tornar-se cobaia para determinar os reais efeitos do LSD e ingeriu intencionalmente 250 microgramas da substância, uma quantidade que pensou ser uma dose limite (para efeito de comparação, hoje uma dose limite real é de 20 microgramas!). Menos de uma hora depois, Hofmann sentiu alterações bruscas e intensas da sua percepção. Com receio de que se tivesse envenenado, pediu ao seu assistente de laboratório que o acompanhasse até casa mas, estando em vigor a proibição de veículos motorizados, devido às restrições da 2ª Guerra Mundial fizeram a viagem de bicicleta. Durante a viagem a pedais para casa o seu estado piorou, mas sobreviveu à experiência e parece que chegou depressa, mesmo tendo “a sensação paradoxal que permanecia imóvel”. Posteriormente escreveu no seu diário o que havia observado. Relata as sensações vividas durante a viagem de bicicleta, que o seu campo de visão ficou ondulado e distorcido, como uma imagem num espelho côncavo. As sensações visuais e acústicas se transformaram em imagens com cores fantásticas, surgindo na sua mente “abrindo e fechando em círculos e espirais para depois se expandirem em fontes de cor num fluxo constante, um após o outro”. Depois de um médico observar o seu estado delirante, e após passar várias horas aterrorizado, o Dr. Hofmann ficou bem. Escreveu no seu diário pensar que estava enlouquecido. Estava convencido que um demónio o havia possuído, que o seu vizinho era uma bruxa e os móveis de casa o ameaçavam.

Hofmann viria a morrer de causas naturais em 2008, aos 102 anos de idade. Com mais de 100 artigos científicos publicados, o cientista contou no seu livro “LSD: My Problem Child” a experiência de pedalar sob os efeitos da LSD! Em 2007, os italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta produziram um curta-metragem intitulada “A bicyle trip” como trabalho de conclusão do curso no Centro Sperimentale di Cinematografia. No filme, é possível acompanhar um pouco do que pode ter sido a viagem vivida por Hofmann naquele dia.

E pronto, vá se lá perceber porquê, desde então o dia 19 de Abril é celebrado como o Dia Mundial da Bicicleta. A minha experiência matinal a pedalar para o trabalho é em tudo semelhante, alucinado, apenas alterado consoante o meu estado de sonolência!

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em ele há coisas! com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a reciclando [30] portanto, o Dia Mundial da Bicicleta resulta de uma trip alucinada de um gajo drogado a dar aos pedais!!! Fixe…

  1. Adoro a conciliação das duas! 😉

    Liked by 1 person

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s