Fatores determinantes para a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte quotidiano em Portugal
Luís Caetano(luis.caetano@w2g.pt)
Resumo
“Em Portugal a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte para a realização de deslocações quotidianas é ainda incipiente.
Segundo os dados do Recenseamento Geral da População de 2011, nos concelhos de Portugal Continental média das quotas do modo ciclável na realização de viagens casa-trabalho e casa-escola não vai além de 0,94%.
No entanto, são diversos os municípios em que essa quota é muito mais expressiva. Por exemplo, na Murtosa (25%), Ílhavo (14%) ou Golegã (11%) atingem-se com algum significado.
Tradicionalmente considera-se que a utilização da bicicleta é influenciada por diversos fatores. A orografia, a disponibilidade de infraestruturas cicláveis ou a morfologia urbana são alguns dos indicadores normalmente apontados entre os mais influentes para justificar o volume de utilização da bicicleta como modo de transporte quotidiano em meio urbano.
Este artigo pretende encontrar os parâmetros que mais contribuem para justificar a tão grande disparidade existente entre os municípios portugueses no que respeita à utilização da bicicleta.
Para isso desenvolvem-se modelos econométricos que relacionam a utilização da bicicleta com diversas variáveis socioeconómicas e físicas.”…

Quota do modo ciclável na realização de viagens pendulares internas aos concelhos (fonte: Censos 2011)
Este essencial artigo, análise e conclusões, podem ser consultadas na página WAY2GO – Consultoria e Investigação em Mobilidade e Transportes em: http://www.w2g.pt/2015/03/determinantes-utilizacao-bicicleta-320/