o Guia do Condutor de Velocípede

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) apresentou o “Guia do Condutor de Velocípede”, publicação que decorre das alterações ao estatuto dos velocípedes no Código da Estrada, decorrente da Lei n.º 72/2013, de 3 de Setembro e que entrou em vigor a 1 de Janeiro do corrente ano.

“A introdução de uma nova cultura de mobilidade urbana foi uma das principais orientações desse processo legislativo, tendo resultado na alteração de diversas normas do Código da Estrada, que procuram promover meios de transporte mais sustentáveis.

Este “Guia do Condutor de Velocípede” insere-se no esforço de promoção dos modos suaves, dirigindo-se sobretudo aos ciclistas e utilizadores de bicicleta, mas também aos demais utilizadores da via pública, procurando dar a conhecer os direitos e deveres dos ciclistas para uma convivência pacífica entre todos os utilizadores da via pública.

Com este Guia (consulta aqui o “Guia do Condutor de Velocípede”) pretende-se passar do texto legislativo para a promoção de boas práticas, necessárias para a sua aplicação eficiente.”

guia do condutor do velocípede

Numa leitura rápida, este Guia está muito bom. É intuitivo, tem uma grafia apelativa, oferece uma completa informação ao utilizador do velocípede, com esclarecimentos adequadas e elucidativos das alterações ao Código da Estrada, também no que respeita à protecção aos utilizadores vulneráveis da estrada. Apenas um reparo: na imagem retirada do Guia e que escolhi para emoldurar o postal, lá volta o famigerado empena rodas: “o seu estacionamento é fácil e não ocupa espaço”. É verdade, mas relembro os senhores da ANSR como se deve construir um bicicletário seguro e eficaz.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s