
A edição d’hoje do jornal desportivo O Jogo, nas suas páginas 34 e 35, traz uma extensa reportagem de João Santos sobre como os ciclistas profissionais encaram o novo Código da Estrada, que desde o início do ano tem novas regras para quem partilha a estrada com os ciclistas.
Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, faz a sua avaliação do novo código: “É um novo estatuto que passa a ser atribuído aos ciclistas e reconhece as especificidades da utilização da bicicleta”; “A regra da prioridade que permite à bicicleta ser equiparada aos veículos a motor quando têm prioridade, e a regra da distância mínima de 1,5 metros aquando das ultrapassagens são, talvez, as alterações mais significativas, mas também as mais difíceis de respeitar pelos automobilistas”, afirma o responsável federativo.
Entre outros factos trágicos relembrados, a reportagem inclui um resumo do que muda para os ciclistas no novo Código da Estrada, e numa caixa relembra a notícia do recente infortúnio de Jorge Franco, que pedalava no Brasil, ligando todos os estádios do próximo Mundial de futebol como homenagem à selecção portuguesa.
Para dois dos ciclistas profissionais que andam todos os dias na estrada a treinar, as novas regras são bem-vindas mas para já, na sua opinião não surtiram grande efeito. Para Rui Sousa e Filipe Cardoso, na sua prática diária e treino enquanto profissionais deste desporto, não notaram ainda grandes diferenças nos comportamentos dos automobilistas perante as novas regras, que continuam a fazer ultrapassagens arriscadas e a passar muito perto dos ciclistas. Por outro lado, dão também nota que o novo código confere ainda maiores responsabilidades aos ciclistas.
Nota de destaque também para o incidente ocorrido ano passado entre Rui Sousa enquanto treinava e um automobilista numa rotunda às portas de Viana do Castelo. Diz Rui Sousa às tantas da sua entrevista: “Só o andar a par nos dá outra segurança, por os carros abrandarem antes de ultrapassarem”.





![reciclando [23] ciclista e peão](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/03/ciclovia-da-prelada.jpg?w=200&h=200&crop=1)










