can’t miss [71] super.abril.com.br

Bicicleta nos extremos

por 

david

“Experiências de quem pedala na periferia” (de São Paulo)

Junto com outros 12 amigos, na faixa dos 16 aos 19 anos, David tem um grupo na periferia da Zona Norte paulistana chamado Exploradores Urbanos. “Para os que são menores de idade, a gente pede autorização para os pais para pedalar com a gente”, conta. Há um ano, a turma se reúne aos sábados para pedalar pela região da Serra da Cantareira e do Pico do Jaraguá, nos extremos norte e oeste da cidade. No feriado de Corpus Christi, resolveram inovar e foram até o centro de São Paulo, a quase 25 quilômetros do seu bairro de origem, o Jardim Paulistano, na região da Brasilândia, periferia da Zona Norte.

“Pedalar no Centro é muito diferente. Vimos muitos ciclistas usando capacete, coisa mais linda, e cumprimentavam a gente sem nos conhecer”, conta o estudante. “Era estranho. Isso não acontece aqui, na nossa região.” Apesar da admiração, David achou que pedalar nos bairros centrais é mais arriscado do que na periferia. “Sentimos que tinha mais carros, ônibus e caminhões, que nos respeitavam menos. Aqui, no bairro, as pessoas se conhecem mais e por isso o respeito é maior.”…”

(ler aqui esta excelente a reportagem, produzida por Natália Garcia e Evelyn Araripe para a Vida Simples, vencedora do prémio Abraciclo de Jornalismo 2013)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em can't miss it com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a can’t miss [71] super.abril.com.br

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s