Já tinha ouvido falar em fornos solares e em experiências gastronómicas, mas ontem ao ler que o Porto tem restaurante móvel onde se cozinha a sol fiquei curioso e no regresso a casa dei lá um saltinho, mas só pra cheirar!
“O “Sol em Sol” é um restaurante de gastronomia solar, ao ar livre, nómada e temporário, onde comer é também pensar um pouco sobre o planeta em que vivemos. Pensar sobre os pequenos impactos ambientais que este maravilhoso prazer pode ter e sobre os caminhos que temos de percorrer para poder apaziguá-los.
Através da gastronomia e do design, e da junção de um grupo de pessoas e dos seus conhecimentos, proporcionamos a descoberta dum conceito gastronómico sustentável, apresentando uma nova forma de encarar uma gastronomia de qualidade e a sua conexão com a natureza, levando assim os nossos clientes a participar numa experiência inovadora no mundo da restauração.
A gastronomia solar baseia-se no conceito da cozinha solar, isto é, uma cozinha que funciona apenas através do calor da luz do sol. Este facto é possível através dos nossos fogões solares de tipo parabólica, feitos de alumínio, que através do reflexo da luz do sol, permitem cozinhar como um fogão normal. Trata-se, com efeito, de uma tecnologia que permite uma cozinha ambientalmente responsável em qualquer local onde haja sol.
O “Sol em Sol” traduz-se numa experiência diferente do habitual. A cozinha solar, dando uma textura especial aos pratos realizados pelo chef Zé Pedro Moreno e a sua equipa, proporciona às pessoas uma cozinha diferente e, ao mesmo tempo, podem observar um show-cooking ao ar livre. O “Sol em Sol” tem carácter incerto e imprevisível. Por um lado, dependendo da intensidade da expressão do sol na atmosfera, obriga o chef a improvisar constantemente as suas receitas. Por outro, em dias em que o sol não coopere, estamos todos obrigados a adaptar-nos a tal situação e a adiar a experiência para o dia seguinte. O Sol é que decide!
Devido à sua estratégia de mobilidade, o restaurante funciona como um “evento”, ao mesmo tempo que vai mudando de local onde permanecerá durante curtas temporadas. Por outro lado, devido à sua dependência da meteorologia, o Sol em Sol só pode funcionar em Portugal durante o período de maio a setembro.
As localizações do restaurante baseiam-se em cidades ou locais invulgares. Nas cidades privilegiaremos os locais “míticos” que se destacam pela sua beleza de enquadramento ou da paisagem ou por serem património histórico ou cultural. Quanto aos locais invulgares, são sítios em que nenhum outro restaurante poderia estar instalado, quer por razões legais, quer em virtude de fatores geo-morfológicos, por exemplo, lugares que se situam nas praias, serras, montanhas ou castelos.
O “Sol em Sol” iniciou a sua atividade na cidade do Porto, no dia 05 de Maio de 2012, e estará no Parque da Cidade até 1 de Junho.”




![no meu percurso rotineiro pr'o trabalho [1] Velódromo Maria Amélia](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/-yXBieot6NWX52sp0byCwXot2SoQ1_LPu_1mAwjaeRI-2048x1536.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)





![fotocycle [277] magnético](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/cYp4CGD0z6pOXvP1TuHgPbseytV9fuuZ6TpwZXQHKW0-2048x1536.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)









