uma jaleca da era espacial

Quando se trata de vestuário de ciclismo, é certo que tenho ouvido os mais variados argumentos para este ou para aquele pronto-a-vestir. Pessoalmente, atendendo à finalidade das pedaladas, destino e bicicleta escolhida, adequo a vestimenta à ocasião. Tanto se pode pedalar num estilo casual, como mais ou menos desportivo (não pondo de parte o que é ou não é chique). O estilo estará sempre dependente do bem-estar, da prática, e do aliar o conforto à segurança do ciclista urbano. É o que certa industria tem procurado fazer, e se a visibilidade ideal pode ser alcançada sem o sacrifício supremo da alfaiataria, tanto melhor.

Sporty Supaheroe é uma espécie de segunda pele mas só que digital. Anunciado como um jersey de ciclismo inteligente para o ciclista urbano, o Projecto Utope, uma colaboração entre o designer Wolfgang Langeder e a divisão de circuitos stretchable Fraunhofer IZM, pretende com esta farpela toda xpto conciliar o estilo, o conforto e a segurança, dizem! É um casaco leve, de design sofisticado, que integra um sistema portátil electrónico e diferentes tipos de sensores que estabelecem uma interface entre o corpo e electrónica. A jaleca é feita de algodão orgânico com camadas resistentes à água mas que não sacrificam a ventilação. Fabricados em várias cores, incluem painéis flexíveis com 64 led’s RGB embutidos no tecido, posicionados na parte superior ao longo dos braços e tronco, que emitem uma variedade de padrões luminosos dependendo das circunstâncias. Um sensor de aceleração integra um giroscópio que acompanha o movimento pedaleiro do ciclista, transmitindo informações luminosas para que todos o possam ver. Por exemplo, o painel traseiro revestido com led’s exibe um intenso brilho vermelho na travagem e pisca para o lado que o ciclista se inclina quando muda de direcção. Para além de outras mariquices, a jaleca incorpora vários modos de exibição, como a simples luz branca nos painéis frontais do casaco ou cintilar como se fosse uma árvore de Natal, levantando algumas questões. Eu não sou nenhum especialista em segurança, mas fica na linha entre a ser-se visto e se tornar numa distracção. Muito possivelmente a vestimenta também integra uma bateria. Englobado numa colecção sportswear de tradicional roupa masculina, será supostamente lançando este ano, embora ainda não haja notícia de datas de lançamento e preços. Ainda assim, é um conceito futurista com um design atraente. Será fascinante ver o artigo acabado e, mais importante, como ele se comporta!

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em ele há coisas! com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a uma jaleca da era espacial

  1. I just love this post! uma jaleca da era espacial | na bicicleta ftw!

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s