Uma das minhas compinchas na reunião diária do meeting point, ou seja à volta da mesa do bar da instituição com o galão e a meia torrada, teve hoje falta de comparência. Aquando do último contacto telefónico ela ainda ganhava raízes na estação de comboios de Paredes à espera de um fura-greves. Em jeito de brincadeira propus-lhe então vir numa BIP, uma das bicicletas partilhadas colocadas à disposição pelo município de Paredes. Escusado será dizer que ela me mandou foi dar uma grande volta.
É verdade, eu ainda não havia falado sobre este programa lançado acerca de cinco meses pela Câmara Municipal de Paredes, “a primeira Rede de Bicicletas de Uso Partilhado do país, colocando gratuitamente à disposição de residentes, visitantes e turistas um novo tipo de transporte urbano alternativo, limpo, saudável e amigo do ambiente.” Pelo que pude constatar, e testemunhado pela minha colega, a rede de partilha tem superado as melhores expectativas e é já um sucesso indesmentível na cidade. Fica registado o merecido destaque na política de mobilidade da cidade de Paredes. Comboios, é que nem vê-los!




![reciclando [23] ciclista e peão](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/03/ciclovia-da-prelada.jpg?w=200&h=200&crop=1)














óptima notícia! Mas não será “a primeira Rede de Bicicletas de Uso Partilhado do país”. Pelo menos Beja tem um sistema gratuito idêntico há mais tempo. Por acaso, quando lá estive tive a sensação que não era muito usado… mas lá estava a funcionar.
GostarGostar