um novo ano, o mesmo plano

Todos os dias vou de bicicleta para o trabalho. Como depois tenho de regressar a casa, invariavelmente durante a semana percorro mais de uma centena de quilómetros. De bicicleta circulo pelas ruas da minha cidade, o Grande Porto  Ao vento, faça chuva ou faça sol, às vezes tudo ao mesmo tempo.

Uma vez por semana, não tenho dia marcado, depois das obrigações laborais, faço uns quarenta quilómetros, para lá e para cá em visitas paternais. Qualquer coisa de duas horas, bem passadas, o tempo suficiente para pensar, admirar, abstrair e parar de pensar. Só pedalar.

Como também tenho outras bicicletas, o fim-de-semana não significa obrigatoriamente o bom e merecido descanso. Ao sábado e ao domingo lá vou eu, com ou sem destino, alargando horizontes. Só ou bem acompanhado, por agitadas ou encantadas estradas, com paragens a meio para almoçar, a liberdade e a saudade muitas vezes pedalam a par.

Seja para onde for, a bicicleta é o meu meio de transporte. É o meu expediente de trabalho. É o meu ginásio. É a minha intuição de lazer e descontracção. É gratuita… minto, anda a café e pasteis de nata. É ecológica, está sempre disponível de manhã e à noite, de inverno ou verão, haja transportes públicos ou não.

É possível e recomendável promover a mobilidade “ciclável” em Portugal, nas grandes cidades e fora delas. Afinal, de bicicleta, e por causa do trânsito de todos os dias, acabo por andar à mesma velocidade de qualquer veículo motorizado, muitas vezes bem mais depressa. Mas isso é a minha praia.

Desconhecida's avatar

About paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em motivação com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 Responses to um novo ano, o mesmo plano

  1. Desconhecida's avatar Anónimo diz:

    Olá! tens instagram?

    Gostar

  2. spacegrupo's avatar spacegrupo diz:

    Tiro-te o chapéu, com bom grado! Quem me dera ter essa saúde toda! Infelizmente por questões de saúde, eu só já ando de bicicleta elétrica, porque já não tenha as mesmas penas e saúde de à uns anos! Apesar de tudo, não deixo de pedalar para auxiliar! Embora confesso que me faz confusão andar à chuva todo encharcado, a não ser que vá com o foco de fazer exercício e não para deslocações em serviço! Mas continua assim, é sempre bom para a mente e o espírito, andar de veículo de 2 rodas, seja ele qualquer for! 😉 💪Boas Curvas!

    Liked by 1 person

  3. paulofski's avatar paulofski diz:

    Obrigado pelo comentário spacegrupo. O facto de hoje em dia ver muitos utilizadores de bicileta em bicicleta eláctrica é de louvar. Significa que mais malta pedala, seja no modo “de e para o trabalho”, em passeio, no cicloturismo, etc. e isso é muito bom. Por exemplo na instituição onde trabalho nos parques de estacionamento já são a muitas, e boas 🙂
    No que diz respeito à chuva já publiquei vários postais sobre a temática, um dos quais aqui partilho: https://nabicicleta.com/2016/01/06/volta-nao-volta-la-volto-eu-a-tematica-pedalar-a-chuva/
    Volta sempre e boas pedaladas.

    Gostar

  4. paulofski's avatar paulofski diz:

    Acho que sim mas tem estado pouco activo 🙂
    Ei-lo: http://www.instagram.com/paulofski/

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.