
“Continua a ser o concelho onde mais se pedala. Mulheres são a maioria
Quinta-feira é dia de mercado e as senhoras de mais idade vêm todas logo cedo pela manhã até à vila. Muitas chegam a pedalar e, ainda antes de irem às compras, aproveitam para deixar as bicicletas à porta da cicloficina de José Pedro, que fica logo com o dia arrumado com tantos pedidos. Para se despacharem, têm o hábito de deixarem no cesto da bicicleta o recado com o que precisam: um remendo num pneu, uma câmara de ar ou um jeito nos travões. Algumas pedalam há mais de 50 anos, quer para fazer compras, carregando os sacos no guiador e no cesto, quer para trabalhar ou passear, perpetuando a fama da Murtosa como o concelho onde mais se anda de bicicleta.
[…]
O artigo é exclusivo para assinantes, mas se quiseres espreitá-lo aqui:




![textos de Marcos Paulo Schlickmann [4] Alguns conceitos básicos do transporte urbano de passageiros (1ª parte)](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/11/figura-11.jpg?w=200&h=200&crop=1)

![fotocycle [206] primaverão](https://i0.wp.com/dgtzuqphqg23d.cloudfront.net/YmuKgzOPiOvf7tRF6Z-GZdOhOwI6PJSyPxXJ09gClP0-2048x1536.jpg?resize=200%2C200&ssl=1)







