três éfes: família, futebol e… funicular

Desta vez, foi com o Rafael a pedalar a meu lado que cumpri um ritual domingueiro, a costumeira pedalada ao longo do rio e da orla marítima, entre a minha casa, no Porto, e a casa paterna, na Praia da Madalena.

Rafael

Levo grande parte da minha vida na bicicleta. E as minhas bicicletas não param, mesmo quando há barreiras no caminho. Assim como a saudade, as dificuldades são passageiras. Com as bicicletas não estamos dependentes de horários, autocarros, ou outros meios de transporte que nos levem onde queremos ir.

eu tenho dois tractores, trararaaa...

eu tenho dois tractores, trararaaa…

Depois do lanche no regresso a casa, encontramos três amigos das pedaladas, ainda do lado de Gaia, na Douro Marina. Com eles formamos um mini pelotão e pedalamos juntos até à Ribeira. Foi então que o Rafa sugeriu atalhar caminho para casa e decidiu aproveitar o funicular(*). Eu não tinha pressa e, entre outras, tinha duas alternativas para chegar a casa. Ou seguia para jusante e seria premiado com o nosso mágico pôr-do-sol, ou seguia para montante e teria a companhia por mais algum tempo dos amigos do pedal, até ao Freixo. Depois, nessa volta ao Porto, tive de gramar com a N12, a estonteante Estrada da Circunvalação, mas que ao Domingo é uma mansidão, um estranho silêncio apenas cortado pelas sonoras badaladas de uma igreja. E estava quase na hora do jogo no Dragão, e… e porque não!?

bicla no Dragão

Assim se proporcionou a primeira ocasião que fui de bicicleta ao Dragão, para assistir a um jogo do meu FêCêPê. Rumei a pedalada para lá, entrei na praça que circunda o estádio e procurei um dos parques para bicicletas recentemente instalados. Encontrei o mais próximo da minha entrada, encostei a bicicleta ao topo do empena rodas (de outra forma o U-Lock não serve para nada) e entrei mesmo a tempo do pontapé de saída. Para além da minha bicla outra lá ficou aparcada. Não vi a lotação dos outros parques mas não duvido que estivessem vazios. O estádio está bem servido de transportes públicos, o Metro transporta a maior fatia dos milhares de adeptos que vão à bola. Por outro lado, pena é que sejam dos típicos parques empena rodas, não oferecem segurança ao material e não deixam prender convenientemente as bicicletas. Estão espalhados pelo estádio e pertinho das entradas, mas perigosamente colocados junto ao fluxo do magote que saí a correr no final da partida.

(*) Caso tenham reparado, deixei um lembrete a meio do texto para fazer um reparo. Como havia dito, o Rafa pretendeu aproveitar o Funicular dos Guindais e subir a cota com a bicla, à Praça da Batalha. Pois muito bem, o meu filho foi impedido de o fazer! Não que não estivesse munido de um Andante (cartão azul) carregado de viagens e convenientemente validado! Ao que parece não é suficientemente VIP para viajar com a bicicleta no funicular, porque só os “sócios” de Andante Gold o podem fazer (vem ao caso que ele até tem o dito passe, mas está sem utilização nos últimos meses). E pronto, é o serviço que temos direito, cheira-me que o funicular está lá para turista ver e não é certamente para servir o pobo. Assim lá teve ele de dar à perna e fazer um desviozinho pela Mouzinho, sempre fica mais barato.

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em 1 carro a menos com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s