sabia que…

Bugas, Lagoas, BiCas, BIP’s e Rainhas são algumas das possibilidades quando as pessoas em Aveiro, Ponte de Lima, Cascais, Paredes ou Caldas da Rainha, como em muitas outras cidades de Portugal, pretendem alugar ou partilhar uma bicicleta para se deslocar na cidade ou simplesmente dar uma volta. Do que nenhum tripeiro talvez saiba é que há coisa de uma década, no tempo da Porto 2001, a Câmara Municipal do Porto numa parceria com o Clube Fluvial Portuense disponibilizou à população um sistema de aluguer de bicicletas, ao que parece um bocadinho carote (2 contos e quinhentos! Xiça…), talvez no intuito de motivar os portuenses e todos os pretendentes a pedalar pelo Porto numa bicicleta partilhada. Desconheço se chegou a ter algum sucesso e nem por quanto tempo durou o sistema. A minha pesquisa por mais informação foi infrutífera e não fosse encontrar a seguinte notícia registada na rúbrica “Sabia Que…” da revista municipal da altura, acho que nunca o saberia.

Adenda: O amigo bossito trouxe entretanto alguma luz ao mistério e  revela esta notícia do JN: «98 bicicletas a apodrecer num armazém do Fluvial».

De facto dá que pensar: “Isto é de 2006, imagino o que resta agora…”

Desconhecida's avatar

About paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em mobilidade com as etiquetas , , , . ligação permanente.

4 Responses to sabia que…

  1. A última vez que ouvi falar nisso foi nesta notícia do JN: «98 bicicletas a apodrecernum armazém do Fluvial» http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=575909 Isto é de 2006, imagino o q resta agora..

    Gostar

  2. paulofski's avatar paulofski diz:

    Grato pela informação bossito, vou “adendar” ao poste. Imagino o que essas 98 binas não fariam sorrir muita malta. É tanto desperdício que mete dó.

    Gostar

  3. ricardo's avatar ricardo diz:

    tenho um conhecido que usufruiu de uma modalidade anual de utilização de uma destas bicicletas a troco de um cheque de caução no valor de 100 euros ou 100 contos, não consigo precisar.

    Do que eu me recordo ele ficou com a bicla durante um ano…

    Gostar

  4. paulofski's avatar paulofski diz:

    Por 100 contos eu comprava uma ou duas biclas. Por 100 euros ao ano (+/-20 contos) até que não estava mau, não senhor. Suponho Ricardo que sendo uma caução, o teu conhecido ao devolver a bicicleta reaveu o guito.

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.