
Na bicicleta há grandes detalhes que devem merecer cuidados redobrados da nossa parte. Os travões devem ser revistos para que funcionem de maneira eficaz, antes de cada pedalada. Com a chuva, devido à grande quantidade de água que escorre nos aros, os calços tendem a gastar-se mais rapidamente. A inspecção frequente dos ajustes é também necessária porque os cabos esticam e os calços de travão, no caso de travões v-brake ou cantilever, gastam-se com o uso. É recomendável a escolha de calços com compostos mais resistentes e de menor desgaste. No caso dos calços convencionais (como os v-brakes que uso na Etielbina), a escolha deve recair sobre os produzidos em compostos vulcânicos ou sintéticos.
Nunca ande numa bicicleta cujos travões não funcionem correctamente. A substituição dos calços é uma tarefa simples. O seu ajuste e funcionamento correcto são extremamente importantes para um funcionamento seguro. O seu ajuste deve ser revisto para ter a certeza de que estão bem posicionados e apertados, correctamente centrados para proporcionar o máximo contacto com o aro, assim como o ajuste das manetes de travão deve ser revisto. Depois de trocados os calços, pressione as manetes de travão para se assegurar de que funcionam sem percalços e que os calços pressionam com força suficiente os aros para parar a bicicleta.
E já cá canta um conjunto novo para ir hoje substituir os calços velhos na Cicloficina.




![reciclando [23] ciclista e peão](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/03/ciclovia-da-prelada.jpg?w=200&h=200&crop=1)







