As famílias portuguesas gastam, em média, 1843 euros por ano em energia, dos quais mais de metade é consumido no carro particular, conclui um estudo da ADENE – Agência para a Energia, divulgado há dias.
Segundo o inquérito realizado pela ADENE sobre o consumo de energia no sector doméstico, a despesa global com energia por alojamento em Portugal, incluindo os transportes, é de 1843 euros por ano, sendo que o estudo refere que “o transporte individual é agora responsável por mais de metade do consumo energético (50,6%) e da despesa total com energia (54,4%) nos alojamentos”.
No fundo, segundo o inquérito realizado entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, o carro representa hoje “um gasto energético médio de 1002 euros por ano, acima dos 840 euros gastos com o consumo na casa”.
O inquérito, que resulta da colaboração entre a Direcção Geral de Energia e Geologia e o Instituto Nacional de Estatística com o co-financiamento da Comissão Europeia, revela que, pela primeira vez, o consumo de energia e a respectiva despesa com os veículos para transporte individual é superior ao consumo de energia dos alojamentos.




![reciclando [23] ciclista e peão](https://nabicicleta.files.wordpress.com/2013/03/ciclovia-da-prelada.jpg?w=200&h=200&crop=1)








