fotocycle [235] Foto: Luis Moreira

Este é um belo exemplo do “efeito panning”. Na linguagem fotográfica, a técnica panning é um efeito óptico que se obtêm de um objecto em movimento. Esta técnica permite “congelar” um assunto ou objecto em movimento, enquanto o fundo fica borrado ou desfocado. É uma técnica muito usada, por exemplo, na fotografia desportiva.

Para o meu amigo Luís Moreira captar esta belíssima fotografia, manipulou a sua Canon e utilizou esta técnica de uma forma brilhante. “Apanhou” a elegante ciclista em movimento lateral à sua posição, a forma mais adequada para que o efeito resulte, e o resultado é fantástico.

O panning parece ser bem complicado, mas com alguma prática e o equipamento adequado, o fotógrafo pode ensaiar várias fotografias criativas. Com a ajuda de um tripé, ou um monopé, fica mais fácil conseguir o efeito nas fotografias. Um pré-requisito, no entanto, é ter uma câmara fotográfica com compreensão básica do triângulo de exposição (ISO, velocidade e abertura). Com esses 3 componentes em simultâneo pode manipular a luz.

No modo manual ou semi manual, ajustando manualmente a velocidade do obturador (da velocidade normal, 1/25 sec, para, por exemplo, 1/40 ou 1/60 sec), a partir daí pode experimentar e regular a velocidade do obturador com a velocidade de movimento do objecto. Com o modo de foco da câmara configurada para o AI Focus, a câmara vai ajustar continuamente o foco ao objecto conforme este se move.

Quando o objecto que deseja evidenciar se aproximar, deve apontar e focar o objecto em movimento, acompanhando-o e começando a tirar a foto. Uma dica será tirar uma série de fotos no modo burst. Como a velocidade do obturador está lenta, quando a exposição terminar, o objecto que estava em movimento ficará focado enquanto o fundo da imagem estará desfocado. Porém isso só irá acontecer se conseguir seguir a velocidade do objecto com a sua câmara à mesma velocidade, anulando assim o seu movimento.

O meu sonho é conseguir uma fotografia tão bela quanto esta, mas como a minha câmara fotográfica também atende e faz chamadas, acho melhor meter a viola o telemóvel no saco bolso.

(podes ver mais belas fotos do Luis em: https://instagram.com/luis.moreira.111)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em fotocycle com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s