cidades do futuro

Leio aqui que o projecto da Câmara de Lisboa para o Eixo Central, entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e Entrecampos, vai aumentar os passeios, os espaços verdes e incluir ciclovias para “melhorar o usufruto dos cidadãos nesta zona de Lisboa”.

Eixo Central de Lisboa #1

As cidades são antigas e às vezes difíceis de mudar, de modernizar. Mas algumas mentalidades são ainda mais difíceis de mudar. Quem reclama da redução de faixas de rodagem, da eliminação de lugares de estacionamento e ainda aqueles que mandam cortar árvores porque elas representam “um perigo para os automóveis” (!), esses ainda não captaram a natureza do nosso tempo e do futuro. As cidades são hoje gaiolas, dédalos de avestruzes medrosas e neuróticas, indo e vindo repetidamente à procura de uma saída. Lotadas de automóveis, as ruas são cercas e armadilhas. E já que falo disto, que tal reduzir o congestionamento do trânsito!?

Eixo Central de Lisboa #2
Defendo que as nossas cidades ofereçam uma estrutura viável para que todos possam viver juntos em harmonia, ao mesmo tempo que levamos em conta as necessidades individuais e o bem comum. O planeamento urbano nas grandes cidades deve moderar o uso de veículos individuais, gerar recursos para a expansão do transporte público e que o transporte seja acessível. Com vias para as bicicletas e programas de partilha de bicicletas, porque manter as pessoas saudáveis é uma prioridade. Ciclovias feitas com sentido, focando as necessidades do ciclista e dando apoio ao uso da bicicleta. Passeios e calçadas acessíveis, amplas e rodeadas de áreas verdes. Recuperar o espaço urbano, fazer as ruas voltarem a ser vias de passagem, sim, mas também de lazer, de contemplação, de simbiose com a cidade, com as suas construções e monumentos. Criar uma cidade inovadora e que todos gostem.

Eixo Central de Lisboa #3

As bicicletas são peças fundamentais nas cidades do futuro. Invisíveis, revolucionárias, silenciosas, pedalando-as poderemos apreciar as cidades no que elas nos oferecem de melhor. De bicicleta, é possível conhecer o mundo de outra forma, e o nosso mundo começa à porta de casa. De bicicleta, é possível vivenciar a cidade em todos os sentidos, com os olhos, os ouvidos, o nariz. As impressões são mais intensas. De bicicleta, precisamos de mais tempo mas com isso é possível captar muito melhor as informações e as emoções de quem nos rodeia. Segurança e espaço de convivência. Na cidade do futuro, ir a pedalar para a escola, para o trabalho, fazer compras ou ir a uma festa pode ser e será tão agradável como pedalar numa ciclovia à beira mar, um caminho bucólico entre dunas de areia e castelos seculares.

Será esse um futuro distante? Para manter uma cidade sustentável, é importante eleger pessoas que olhem para o futuro, contudo, o mais importante para mudar e manter uma cidade inovadora é você, somos todos nós.

(as grafias vieram daqui)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em uma boa ideia com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a cidades do futuro

  1. Se melhorarem tanto como melhoraram a Av. da Liberdade, mais vale estarem quietos!… As únicas melhorias foram no bolso do Costa…

    Gostar

  2. Pingback: pooo… po…p… trrrriiimm… trrrriiimm… trrrriiimm… trrrriiimm… | na bicicleta

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s