visões, propostas e pedaladas pelo património

Braga espera ter 18 mil utilizadores de bicicleta em 2025

Bragatv“O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esteve presente no em Vila Nova de Gaia, numa iniciativa da ITS-Portugal, Associação que tem em vista a promoção dos Sistemas e Serviços de Transportes Inteligentes, num ciclo de conferências denominado ‘Da Mobilidade à Acessibilidade’. Depois de fazer o enquadramento regional de Braga, apresentou a sua visão política para a cidade de Braga, que visa uma alteração radical do seu paradigma de mobilidade. A ideia, defende Ricardo Rio, é passar a dar prioridade aos modos ativos e aos transportes públicos em detrimento do automóvel.

Segundo o autarca, até 2025, Braga deverá reduzir em 25% a utilização do automóvel, duplicar o número de utilizadores transportados pelos TUB e ter 18.000 utilizadores regulares de bicicleta. Para alcançar estes objetivos Ricardo Rio promete transformar as atuais estradas em ruas onde seja possível circular de bicicleta, resultando num total de cerca de 80km de vias cicláveis que serão criadas ao longo dos próximos nove anos.”…

(ler mais em http://bragatv.pt/?p=2174)

Ciclaveiro apresenta propostas para instalação de estacionamentos de bicicletas

parking bike Aveiro“O grupo Ciclaveiro enviou, esta quinta, à Câmara de Aveiro, um documento com a proposta de 35 locais para instalação de estacionamentos para bicicletas na cidade de Aveiro. São propostas centradas na zona central da cidade e ao longo do corredor da avenida Dr. Lourenço Peixinho mas que tem pontos na Forca, Fonte Nova, antiga estação e na avenida Mário Sacramento.

A proposta, que conta com os apoios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), da Associação Comercial do Distrito de Aveiro, da CORDA – Comércio da Rua Direita e Adjacentes de Aveiro e da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, é constituída soluções práticas de oferta de parqueamento (foto).

Propostas de baixo custo e locais estrategicamente escolhidos são pilares desta proposta. “Os locais propostos foram definidos a partir das contribuições de diversos utilizadores de bicicleta e de dados de observação e registo de utilizadores ao longo de um período de tempo, tendo também em consideração a circulação pedonal, rodoviária, a acessibilidade e o impacto visual”.”…

(ler mais em: http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/ciclaveiro-apresenta-propostas-para-instalacao-de-estacionamentos-de-bicicletas)

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2016: “Pedalar pelo Património”

Dia Internacional dos Monumentos“Nos dias 17 e 18 de abril o Museu Carlos Machado propõe a todos os interessados “Pedalar pelo Património” num percurso onde o prazer de andar de bicicleta se vai aliar à fruição do Património Urbano. Cada participante terá um “passaporte”, este será preenchido ao longo das 16 estações com selos e informações sobre os Monumentos e Sítios da cidade de Ponta Delgada onde vamos estabelecer as nossas paragens. Dia 17 de abril às 10h e dia 18 de abril às 15h30.

Atividade sujeita a marcação prévia pelo nº 296 202 930” …

(saber mais em http://www.azorestoday.com/2016/04/14/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-de-2016-pedalar-pelo-patrimonio/)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s