do Algarve ao Minho, das mobilidades de Portugal

Algarve quer mais cicloturistas mas ainda há falta de segurança

mobilidades de Portugal Algarve“O Turismo do Algarve e os municípios da região estão a promover programas para captar cicloturistas, sobretudo na época baixa, mas ainda faltam condições de segurança nas estradas, alertou hoje a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Segundo dados fornecidos à Lusa pela GNR, nos últimos seis meses morreram na Estrada Nacional 125 (EN125, que atravessa a região) dois utilizadores de bicicleta, ao quilómetro 111, entre Faro e Olhão. Um deles morreu há duas semanas, tendo sido registados, entre abril do ano passado e abril deste ano, só naquela estrada, 20 acidentes de viação envolvendo velocípedes.

“Não conseguimos captar mais cicloturistas porque ainda há falta de condições”, referiu José Caetano, presidente da federação, que tem 35.000 associados, sublinhando que começam a surgir no Algarve algumas obras no terreno para melhorar a segurança dos utilizadores de bicicletas nas estradas, mas “muito timidamente”.”…

(ler mais em: http://www.rtp.pt/noticias/economia/algarve-quer-mais-cicloturistas-mas-ainda-ha-falta-de-seguranca_n910488)

Porto perde tanto tempo no trânsito como Madrid

mobilidades de Portugal Porto“Cada condutor desperdiça, em média, 27 minutos por dia em engarrafamentos com maior intensidade ao final da tarde.

Em 2015, os condutores de Lisboa passaram em média 35 minutos por dia a mais no trânsito e perderam um total de 136 horas no ano enfiados dentro de um carro na estrada. No Porto, com um índice de tráfego equivalente ao de Madrid, cada condutor perdeu 27 minutos por dia, que, acumulados, somam 104 horas gastas inutilmente por ano.

De acordo com um estudo efetuado pela TomTom a partir de dados reais induzidos dos veículos onde estão instalados dispositivos da marca, Lisboa e Porto têm também diferentes dias da semana e do ano de maior congestionamento. Enquanto em Lisboa o pior dia do ano foi 19 maio, certamente por causa da greve no metro que decorreu nesse dia, no Porto o dia de maior congestionamento foi a 23 de dezembro, antevéspera do Natal.”

(ler mais na versão e-paper ou na edição impressa)

Novo modelo de mobilidade vai duplicar utilizadores dos TUB

mobilidades de Portugal Braga“O novo modelo de mobilidade urbana traçada para a cidade de Braga promete duplicar o número de utilizadores dos transportes públicos até 2025. Esta é uma meta anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, reafirmada ontem por Baptista da Costa, administrador dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).

Em declarações ao jornal ‘Correio do Minho’, o administrador dos TUB destacou que este novo modelo de mobilidade agora pensado assenta “numa nova visão política para a cidade de Braga para 2025 anunciada por Ricardo Rio, e que integra precisamente a implementação da nova solução técnica do BRT – Bus Rapid Transit – um projecto de que Braga será pioneira em todo o país”.

O BRT baseia-se num sistema de transportes público de alto nível e qualidade, funcionando com veículos rodoviários de passageiros num canal próprio, mas através do qual Braga pretende aumentar o uso do transporte público em detrimento do individual e, simultaneamente, dar novas vias para quem quiser usar a bicicleta.”…

(ler mais em: http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=93811)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s