vias para a erudição

Férias de bicicleta. Região do Porto no top 10 de jornal inglês

Porto de bicicleta“Uma estadia de oito dias para descobrir a região do Porto, com uma descida a Aveiro e a Mira, integra a lista de 10 melhores propostas de férias de bicicleta para o próximo ano publicada pelo jornal britânico The Telegraph.
Colocada em 8.º lugar, a recomendação é sustentada pelos atrativos que o viajante vai encontrar na cidade, mas também nas margens do rio do Douro, na ria de Aveiro ou nos areais de Mira, misturando os atrativos arquitetónicos, com os museus ou a gastronomia.
A proposta é reforçada com a excelente oferta hoteleira que o turista pode encontrar na região, escreve a jornalista Trisha Andres, para quem “não há nada mais emocionante do que umas férias de bicicleta”.
“É apenas você, a sua bicicleta e a gloriosa paisagem pela frente”, resume a autora, acrescentando que “é difícil imaginar melhor forma de descobrir um destino” do que a pedalar.
A sugestão portuguesa, tal como as restantes, é baseada em programas de agências de viagem, que custa, neste caso, cerca de 1400 euros, refeições, alojamento e bicicletas incluídas, mas sem viagens aéreas.”…

(podes ler o artigo completo em pedais.pt)

Que tal descobrir, qual o rosto por trás de uma viagem de bicicleta?

Bicycle faces“Bicycle Faces” é um projecto de fotografia documental sobre os rostos dos que utilizam a bicicleta no seu quotidiano, para quem a cidade é um território natural de mobilidade.
Nas imagens, captadas na Holanda e Dinamarca, Bruno Miguel Castro cruza-se com o alheamento ou o confronto dos ciclistas urbanos, sem cor mas com a luz natural de quem pensa em algo para além do momento. Em movimento, sobre duas rodas e sobre a cidade habitada com rosto.
Uma forma original de descobrir a sensação e os rostos que estão por trás de quem usa este meio de transporte alternativo e ecológico cada vez mais apoiado a nível local como internacional.
Esta exposição decorre, até dia 20 de Janeiro, no Velocité Café, em Lisboa.”…

(continua saber mais em directobras.pt)

As ciclovias mais bonitas da Europa

uma-ciclovia-estrelada-inspirada-em-van-gogh“O hábito de deslocação em bicicleta é comum por toda a Europa. Conhece as melhores vias para pedalar
O projeto EuroVelo é uma excelente iniciativa para conectar todo o continente europeu através de ciclovias. São 14 rotas que podem ser usadas por ciclistas locais ou cicloviajantes, pois o projeto contempla a construção de 70 mil quilómetros de ciclovias. A estimativa para finalizar as obras é em 2020.
Aqueles que já tiveram a oportunidade de pedalar pela Europa Central podem afirmar que o respeito pela bicicleta e pelos ciclistas impera no trânsito. Quem estiver interessado em realizar uma cicloviagem de sonho, o mapa atualizado das ciclovias europeias está aqui: www.eurovelo.com
O facto é que existem tantos destinos fantásticos para pedalar que fica até difícil de escolher, por isso vamos dar uma ajudinha e apresentar as ciclovias mais bonitas do Velho Continente.”…

(podes conhecer quais as ciclovias eleitas em redbull.com/pt/pt/bike/stories)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

5 respostas a vias para a erudição

  1. Nelson Branco diz:

    Quando os dias estiverem mais “largos” tenho em mente fazer essa rota do Porto a Aveiro, ir pela Torreira e S. Jacinto, passar no Ferry e fazer o regresso de comboio depois de despachar uma caldeirada… 🙂

    Gostar

  2. paulofski diz:

    Então, e para que a caldeirada te caia mesmo bem, antes tens de pedalar os 11km de ciclovia do extenso pinhal entre Esmoriz e o Furadouro.

    Liked by 1 person

  3. Nelson Branco diz:

    Conto repetir esse trajecto fantástico.. já o fiz aqui: https://pedalopelacidade.wordpress.com/bicicletadas/ciclovias/ciclovias-de-gaia-a-espinho-de-esmoriz-e-cicloria/ e este fim de semana serviu também de pano de fundo para uma caminhada. 🙂
    Mas é sempre bom voltar a locais onde já fomos felizes… eheheh

    Gostar

  4. paulofski diz:

    Parabéns pela excelente e bem documentada cronica da tua pedalada até Ovar. Apenas um ponto onde poderás alternar o percurso, numa próxima incursão pelas ciclovias de Gaia, é a saída de Espinho. Junto ao Casino, seguindo pela Rua 2 no enfiamento da ciclovia do passeio da praia, passa-se no bairro piscatório da freguesia de Silvalde, depois junto ao Oporto Golf Club para contornar o quartel de Paramos, atravessar a passagem de nível e só então chegar à N109.

    Liked by 1 person

  5. Nelson Branco diz:

    Obrigado pela dica… vai ser útil.

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s