três noticias, três formas de abordar a bicicleta como meio de transporte

Bicycle Faces

byciclefaces‘Bicycle Faces’ é um reflexo sobre os habitantes de grandes metrópoles europeias que utilizam a bicicleta como um meio de transporte quotidiano. O autor desta mostra fotográfica a preto e branco, Bruno Miguel Castro, apresenta nove imagens representativas da sua visão, face ao que os rostos dos ciclistas urbanos escondem, entre o movimento e a velocidade das suas duas rodas, na altura em que a sua presença é registada, algures nas ruas de Holanda e da Dinamarca.

Bruno Castro ressalva as diferentes reacções que a objectiva pode fazer despertar, apresentando desde retratos naturais e espontâneos, em que não existe uma percepção da presença do fotógrafo, até pessoas que tentam esboçar uma pose por saberem que estão a ser fotografadas.

Que pensamentos invadem quem conduz sobre duas rodas? Qual é a noção espacial que estes indivíduos têm sobre a sua cidade enquanto pedalam? Que estado de espírito flui nestes condutores natos de um velocípede?

Estas são algumas das questões que se irão impor na exposição ‘Bicycle Faces’, a inaugurar no dia 11 de Dezembro, pelas 19h, no Velocité Café. Um evento gratuito que conta com a presença do artista e do curador, Guilherme Alves.

(fonte: ruadebaixo.com)

Ciclaveiro sugere candidatura da CIRA ao European Cycling Challenge

ciclaveiroO grupo Ciclaveiro propôs à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) a participação no European Cycling Challenge (ECC) 2016.

O ECC consiste numa “competição”, que acontece no mês de Maio, entre cidade e regiões europeias, com o objectivo e promover e incentivar a utilização da bicicleta como forma de transporte.

A CIRA está inserida na região portuguesa com maior taxa de utilização de bicicleta como forma de transporte, tem os três municípios com a maior taxa nacional de utilização da bicicleta e os cinco municípios com o maior número de utilizadores, a bicicleta faz parte da tradição e cultura da região, e é onde está centrada a indústria portuguesa da bicicleta. Os resultados obtidos e o sucesso da participação poderão ser muito interessantes. Em termos da competição em si, e comparando com os dados de 2015, a CIRA poderá perfeitamente situar-se no Top10 ou até mesmo Top5 do ECC2016.

(podes lêr a totalidade do artigo em: noticiasdeaveiro.pt)

As 10 melhores pontes de 2015 incluem uma portuguesa

ponte pedonal e cilável TelheirasA ponte pedonal e ciclável, que une Telheiras às Torres de Lisboa, é uma das 10 melhores pontes de 2015, em todo o mundo.
A escolha é do Designboom, um dos sites de referência na divulgação de arquitetura e design em todo o mundo.
Os especialistas do Designboom elogiam a ausência de colunas e vigas que suportam a ponte, privilegiando as rampas e as escadas. Falam também numa ponte “dinâmica”, que veio aumentar o número de utilizadores de bicicletas na cidade.
Esta ponte pedonal e ciclável é um projeto de Telmo Cruz e Maximina Almeida, que venceram o concurso de ideias lançado durante a Experimenta Design 2009. O responsável pela engenharia é António Adão da Fonseca (entre outras obras, esteve ligado à Ponte Vasco da Gama).
A obra foi inaugurada em fevereiro deste ano, três anos depois do que estava previsto: as duas margens da Segunda Circular, em Lisboa, deviam estar unidas na primavera de 2012.

(fonte: tsf.pt)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s