ciclovias! quantas querias?

Oliveira de Azeméis terá 14 ciclovias, uma já em construção

Oliveira de Azemeis“O objectivo, adiantou hoje a autarquia, é “melhorar a mobilidade alternativa da cidade” e promover práticas de lazer e exercício físico ao ar livre, para o que também está a ser criado um sistema municipal de partilha de bicicletas.

“Temos tido a preocupação de dotar o município de políticas ambientais e de mobilidade que promovam o contacto com a natureza e a construção desta primeira ciclovia, com cerca de um quilómetro, é a concretização de mais uma ambição nesse sentido”, declarou à Lusa o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro.

“A mobilidade é uma das nossas prioridades e, nos próximos tempos, vamos prosseguir nesse objectivo criando mais 13 ciclovias e lançando também o ‘Biclaz’, um sistema de partilha de bicicletas que permitirá aos oliveirenses e àqueles que nos visitam desfrutar do nosso concelho por bicicleta”, realça o autarca.

A primeira das 14 ciclovias previstas para Oliveira de Azeméis deverá ficar concluída até final de 2015 e as restantes serão construídas faseadamente até 2020, com base num montante de investimento que ainda não está totalmente definido, mas que privilegiará a ligação entre os diferentes equipamentos públicos da cidade.”

(lê o artigo completo em publico.pt)

Câmara de Sintra pretende construir 39 quilómetros de percursos para bicicletas

Sintra“A Câmara de Sintra prevê construir 39 quilómetros de ciclovias até 2019, num investimento de cinco milhões de euros.

De acordo com o presidente da autarquia, Basílio Horta, a primeira empreitada, no valor de cerca de 200 mil euros, vai implicar a construção de um circuito pedonal e para circulação de bicicletas, numa extensão de 2 mil e 800 metros, entre a Portela de Sintra e Ouressa, em Mem-Martins.

A Câmara pretende “melhorar as condições de segurança rodoviária” e de mobilidade, através de um meio de transporte menos poluente, com a criação de “percursos cicláveis seguros e cómodos”, que liguem zonas residenciais a áreas verdes, de serviços e de lazer.

O presidente da câmara salienta que “está dado o primeiro passo para a criação de uma rede de ciclovias no concelho” e a importância em “começar com pequenos troços com utilidade para os munícipes”.
De acordo com o contrato assinado no âmbito da “presidência aberta” realizada na União das Freguesias de Sintra, as obras vão começar em Janeiro e a conclusão está prevista para Julho de 2016.”

(lâ artigo completo em rds.pt)

Entroncamento tem nova ciclovia

Entroncamento“Ciclistas e caminheiros já podem percorrer em maior segurança outras zonas da cidade do Entroncamento, agora que foi inaugurada mais uma ciclovia, de cerca de dois quilómetros, e que liga a zona do centro de saúde à zona habitacional do Bonito (junto à Soladrilho), passando junto à Escola Básica do Bonito.

A obra foi executada com apoio de fundos comunitários e permitiu reabilitar a cobertura existente da Ribeira de Santa Catarina e, nas zonas não cobertas, promover a recuperação das margens da mesma. A Ciclovia Verde é composta por zonas ajardinadas, zonas de descanso e um conjunto de aparelhos de ginástica ao ar livre junto ao Centro de Saúde.”

(fonte: jornaltorrejano.pt)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a ciclovias! quantas querias?

  1. Nelson Branco diz:

    na hora de cortar a fita é tudo muito bonito… o problema é a falta de manutenção. Tenho pedalado por algumas que já mereciam um tratamento de beleza!

    Gostar

  2. paulofski diz:

    é verdade, já para não falar das que são mal desenhadas e que dão a lugar nenhum, mas vendo pelo lado bom da coisa lá se vão construindo e dando mais incentivo às pedaladas.

    Liked by 1 person

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s