informações úteis “em prol dos ciclistas”

Bicicleta: conheça as restrições nos transportes públicos

bicicleta-conheca-as-restricoes-nos-transportes-publicos“Das 7 empresas de transportes públicos que analisámos em Lisboa e no Porto, 6 permitem que os ciclistas transportem a bicicleta. A STCP, no Porto, autoriza apenas as bicicletas dobráveis. Conheça as regras para os horários e a lotação.

Peões, condutores e ciclistas devem reger-se por uma grande dose de bom senso quando circulam na via pública. A mesma lógica aplica-se àqueles que levam a bicicleta nos transportes públicos. Não obstruir as portas da estação ou do meio de transporte nem dificultar a entrada ou a saída dos passageiros são regras básicas.

Mesmo assim, as empresas têm normas específicas, que têm vindo a melhorar em prol dos ciclistas. Analisámos os casos de Lisboa (Carris, CP, Fertagus, Transtejo e Metro) e do Porto (STCP e Metro). Não encontrámos informações sobre as outras cidades do País. Quase todas as empresas permitem transportar a bicicleta, mediante algumas regras. A STCP autoriza apenas as bicicletas dobráveis.”…

Toda a informação em deco.proteste.pt/

Ciclovias, ecopistas e ecovias do Norte já têm guia para turistas

Ecopista_Douro“A entidade de Turismo do Porto e Norte (ETPN) apresentou em Torre de Moncorvo um guia das ciclovias, ecopistas e ecovias do Norte de Portugal, que vai abranger 82 locais, espalhados por 49 municípios da região.

Segundo disse à Lusa o presidente da ETPN, Melchior Moreia, o objetivo deste guia passa por aumentar o fluxo turístico à região Norte e ao mesmo tempo ter uma oferta integrada que permita aumentar a permanência dos turistas em locais com este tipo equipamentos,

“Este guia dá conhecer as 82 ecopistas, ciclovias e ecovias existentes na região, com uma extensão de mais de 520 quilómetros de extensão espalhados por 49 municípios, ajudando assim a promover outros produtos que são estratégicos como a gastronomia e os vinhos da região” enfatizou.”

Consulte aqui o guia das Ciclovias, Ecopistas e Ecovias do Porto e Norte de Portugal”

Toda a informação em: douroalliance.org/gabineteturismo

Câmara Municipal do Barreiro aprova Rede Ciclável

Rede Ciclável Barreiro“A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) aprovou, na sua Reunião Ordinária Pública de 21 de outubro, a Rede Ciclável do Barreiro. «Considerando a importância que a conceptualização estratégica de uma rede Ciclável tem para a sua correta implementação, tendo em vista uma sociedade mais saudável, uma vivência urbana com qualidade e a necessidade de alinharmos práticas urbanas com necessidades prementes de redução das emissões de gases com efeito estufa, proponho que a Câmara Municipal, delibere a aprovação da “Rede Ciclável do Barreiro”», justifica a Deliberação.”

fonte: distritonline.pt

Advertisements

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s