tour pelos quiosques

Cicloficina dos Anjos acusa Federação de ter ficado com prémio europeu ganho pela oficina

Cicloficina dos Anjos“A Cicloficina dos Anjos, em Lisboa, considerou hoje ter havido “um esquema” da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) para ficar com dinheiro seu, relativo a um prémio europeu, mas o organismo diz ter acertado contas.

Em causa está um prémio de 2.600 euros do programa Do The Right Mix, da Comissão Europeia, para que a Cicloficina dos Anjos criasse e dinamizasse cicloficinas (oficinas de bicicletas) universitárias em Lisboa. Ainda sem personalidade jurídica, a Cicloficina recorreu à FPCUB para fazer a candidatura e durante o processo “suportou todos os custos, pedindo faturas de todos os gastos em nome da FPCUB para que esta posteriormente transferisse o valor”, lê-se num comunicado da oficina. “No entanto, após a receção do montante do prémio, a FPCUB recusou-se a fazê-lo, ao contrário do acordado”, segundo o comunicado.

Por seu lado, o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano, indicou que houve um “acerto de contas” e que o remanescente (a diferença entre as despesas e o prémio) foi depositado numa conta da cicloficina. José Manuel Caetano acusou os membros da Cicloficina de “ofensas” aos responsáveis da federação e de recusarem seguir as “regras e os regulamentos” e pagar as quotas mesmo depois de receberem “25 mil euros de um [outro] prémio”.”…

(ler mais em dn.pt)

Paris vai ter novas regras só para bicicletas

Paris bicicleta“Paris quer ser a capital mundial das bicicletas e vai investir 150 milhões de euros para introduzir mudanças na cidade que permitam uma melhor e mais segura circulação das bicicletas. O plano inclui a introdução de sinais que cedem passagem para as duas rodas não motorizadas, o que vai permitir aos ciclistas nalguns casos, passar os sinais vermelhos para os carros. Novas regras estão em vigor já.

O objetivo da capital francesa é triplicar o número de bicicletas que circulam na cidade em 2020 e para isso há melhoramentos a fazer nas vias, a criação de vias próprias para bicicletas e até a introdução de sinalização própria para os ciclistas. Uma das principais motivações para a cidade fazer esta transição é a poluição, que se agrava com o número de veículos motorizados a circular nas ruas de Paris.”…

(ler mais em observador.pt)

Luís Teles ou o construtor de bicicletas

Luis Teles“Já fez um pouco de tudo, desde produzir jeropiga a matar galinhas e lavar estores com escovas de dentes. Com o dinheiro do ferro-velho já comprou uns óculos para o sobrinho.

É aquilo a que se chama uma figura. É um sobrevivente. As bicicletas que constrói podiam ser uma metáfora da sua vida: são feitas a partir de pedaços de tudo, coisas deixadas aqui e ali, abandonadas. Depois, todas juntas, não só fazem sentido como se transformam em peças únicas e diferentes, tão loucas quanto inesperadas. As binas. E o Luís…

… Esta, a da fotografia, é feita com um estendal de roupa, com uma tábua de passar a ferro, com tubos de água. Mas garante que podem ser feitas com quase tudo. Tem até uma em que o volante é feito com uma cadeira e outra em que as rodas são pneus de motos ou de automóveis. O limite é a imaginação. E um bom soldador – é este o principal problema de Luís, que não sabe soldar com precisão, e o amigo a quem recorre nem sempre está disponível para o ajudar.”…

(ler mais em ionline.pt)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s