dos aventurosos papa-léguas a pedais

De Lisboa a Baku de bicicleta. “Epá, vamos então”

Jorge Cristovão“A ideia, como tantas outras, tinha o seu quê de maluquice. Ou de loucura, como admite Jorge Cristóvão, sabedor, aos 53 anos, de que talvez o corpo e as pernas não se importassem de o verem desistir desta intenção. Já andava “praticamente todos os dias” em cima de uma bicicleta, a pedalar e a acumular quilómetros, mas daí a ir de Lisboa a Baku, capital do Azerbaijão, ia uma longa distância. Tão grande quanto a tal loucura de pensar em percorrê-la a dar à perna e com duas rodas a transportarem-no. Ninguém se espantaria, portanto, se Jorge ficasse descansado em casa: “Mas se não saísse ficava com aquele bichinho a morder-me: será que era capaz?”

Mesmo com “alguma apreensão”, é isso que vai descobrir — Jorge Cristóvão vai percorrer os cerca de 6.800 quilómetros para, durante 60 dias, ir da capital portuguesa à azeri, onde se realizará a primeira edição dos Jogos Europeus, uma espécie de Olimpíadas só com atletas do mesmo continente. Foi ele, um “aventureiro desta coisa da bicicleta”, a lembrar-se de pegar na bandeira portuguesa e levá-la até Baku. Apresentou a ideia, o Comité Olímpico de Portugal (COP) gostou, aceitou a proposta e, com o tempo, arranjou maneira de alterar um pouco o plano.”…

(Lê mais aqui)

Três mil dias numa volta ao Mundo em bicicleta

Hernani Cardoso“Há quase um ano, Hernâni Cardoso fartou-se da vida que levava em Portugal. Vendeu tudo o que tinha e decidiu cumprir um sonho: partir estrada fora, de bicicleta, para dar uma volta ao Mundo durante oito anos.

Arrancou de Guimarães a 20 de maio. Agora, dez meses volvidos, já passou por 27 países e pedalou 5280 quilómetros. “Às vezes dou comigo a tentar perceber se tudo isto é um sonho ou se é mesmo a realidade”, conta-nos partir do Dubai.

O projeto deste militar na reserva, 53 anos, divorciado e nascido em Gaia, é fazer uma viagem em ritmo brando e passar por locais espalhados pelo Planeta com vestígios de antepassados portugueses.”

(Lê mais na edição e-paper ou na edição impressa)

O chef de cozinha, a bicicleta e os bombeiros

Frederic B Mullera“O espanhol Frederic Barnet Mullera, atualmente, com 74 anos, iniciou uma aventura de conhecer o mundo pedalando, em setembro de 2011, após se aposentar. Para ele a aposentadoria como chef de cozinha foi apenas o início de uma nova fase da sua vida. Ele adquiriu uma bicicleta, se despediu da família e resolveu dar uma volta ao mundo. Em Teresina desde a última segunda-feira (23), onde está hospedado no Corpo de Bombeiros, ele mal chegou e já planeja o seu próximo destino. Segundo suas anotações, Frederic já está viajando há 1.165 dias e rodou cerca de 70.752 quilômetros, mas ainda há muito caminho pela frente.

A curiosidade desperta sonhos e move as pessoas; e foi justamente esse desejo que fez Frederic deixar a sua família para viver uma grande aventura sobre rodas. “Quando eu me aposentei eu percebi que queria ver mais do mundo, viver mais. A vida não havia acabado ali para mim. Então, pensei que devia fazer algo para mim. Comprei uma bicicleta e decidi dar a volta ao mundo para ver as pessoas, conhecer as culturas, as línguas, os hábitos, os costumes, as famílias”, conta.”…

(Lê mais aqui)

Advertisements

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s