num apanhado pelas notícias

Bicicleta ‘WICLA’ dá origem a nova empresa

WICLA“A bicicleta ‘WICLA’ (com três rodas, feita em madeira e alumínio e com motor eléctrico), elaborada no âmbito do Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai dar origem a uma ‘spin-off’ (empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
“Como já fora anunciado pela instituição aquando do seu desenvolvimento, a ‘tricicleta’ com pedalada assistida iria ser patenteada pelo Politécnico de Viana e hoje a realidade está a chegar a um patamar mais ambicioso o que é deveras gratificante”, comentou a propósito Ermanno Aparo Coordenador do Mestrado em Design Integrado do IPVC.
Carlos Rodrigues, vice-Presidente do IPVC, revelou que “esta será a spin off pioneira da instituição que, a seu tempo, abrirá as portas a novos projectos que culminem em spin off neste Politécnico e até transversais a outras áreas da oferta formativa e investigação que o IPVC detém”.
O projecto foi desenvolvido com cerca de 19 alunos no âmbito da disciplina de Projecto do 1º ano do Mestrado em Design Integrado envolvendo directamente os docentes Ermanno Aparo e Manuel Ribeiro.
A tricicleta ‘WICLA’ foi um dos 15 melhores projectos do ano 2014 seleccionados pela revista internacional italiana de design ‘Domus’.”

fonte: correiodominho.com

Esposende investe 706 mil euros no prolongamento da ciclovia da zona ribeirinha

Ciclovia Esposende“Já se iniciaram os trabalhos para o prolongamento da Ciclovia da Zona Ribeirinha de Esposende, que passará a ter uma extensão total de aproximadamente 2 700 metros. A obra representa um investimento de aproximadamente 706 mil euros e deverá estar concluída até ao final do próximo mês de julho.
A intervenção traduz-se na continuidade da ciclovia nos troços compreendidos entre a Avenida dos Banhos e o Farol de Esposende, a Sul, e entre as Piscinas Municipais Foz do Cávado e o Centro de Atividades Náuticas, a Norte. Esta nova fase de requalificação irá, assim, abranger a faixa de passeio público da avenida marginal da cidade que ainda não foi intervencionada, promovendo a renovação destes trajetos e uniformizando a imagem em termos arquitetónicos. Os trabalhos incluem a execução do passadiço de madeira, arranjos de passeios, das caldeiras e de outros elementos.
O prolongamento da Ciclovia da Zona Ribeirinha representa uma maior valorização da Zona Ribeirinha, espaço que, fruto das intervenções efetuadas, nomeadamente no âmbito do programa Polis Litoral Norte, é dos espaços da cidade mais procurados e apreciados, quer para a prática desportiva quer para atividades de lazer.”…

fonte: propedalar.com

GNR faz patrulha de bicicleta em Estarreja

GNR Estarreja“A GNR iniciou hoje as ações de policiamento em bicicleta, no âmbito do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal e a Guarda Nacional Republicana com vista à cedência de bicicletas, melhorando assim o patrulhamento de proximidade no centro da Cidade e na Vila de Avanca.
Ciente de que este é mais um passo dado em prol do bem-estar e tranquilidade da população, numa política de maior proximidade entre as forças de autoridade local e os cidadãos, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, recebeu esta manhã nos Paços do Concelho a primeira equipa de agentes responsável pelo patrulhamento em bicicleta.
Sendo o Município geograficamente adequado para este tipo de locomoção, o desafio lançado pelo Destacamento Territorial da GNR de Ovar foi imediatamente aceite e a autarquia assumiu a participação, equipando os postos de Estarreja e Avanca com duas bicicletas cada.”…

fonte: local.pt

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s