notícias do primeiro mundo

Bicicletas na Holanda são fontes de propostas inteligentes

Bicicleta Inteligente “Na Holanda a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida que cresce ano a ano e que cada vez conta com mais usuários, e em 2014 registrou um aumento de 6,5%, um fenômeno que deu lugar a novas propostas como a bicicleta inteligente e os trilhos sustentáveis.

Em cidades como Roterdã o aumento do uso da bicicleta nos últimos dez anos foi de 60%, explicou à Agência Efe o vice-prefeito e vereador de Sustentabilidade, Mobilidade e Organização, Pex Langenberg.

“O aumento do uso da bicicleta em Roterdã é evidente. Mais de 70 mil pessoas utilizam de forma cotidiana este meio de transporte, de modo que prevemos a construção de novas infraestruturas, instalações e serviços para as bicicletas tradicionais e as elétricas, já que se trata de um mercado em alta”, explicou.”…

… (ler notícia completa aqui)

Ciclovias também enfrentaram resistência na Alemanha

ciclovia Alemanha“A bicicleta é um importante meio de transporte na Alemanha, sendo usada para percorrer em média 10% de todas as distâncias no país. Em algumas cidades, são quase 30%. Mas, antes de chegar a esse grau de utilização, ela enfrentou resistências, assim como no Brasil.

A primeira ciclovia da Alemanha foi construída em 1935 em Berlim, visando os Jogos Olímpicos do ano seguinte. O objetivo era tirar os ciclistas das ruas e abrir espaço para os carros. Assim surgiu também a tendência de priorizar o carro como meio de transporte nas cidades alemãs. Somente na década de 1980 essa visão começou a mudar, e a bicicleta deixou de ser um objeto de recreação para ser vista como um meio de transporte. Mas essa mudança não se deu sem resistências.”…

… (ler noticia completa aqui)

7 cidades que estão começando a se livrar dos carros

noticia“Mais de cem anos depois da invenção do carro, parece que algumas cidades estão tentando se livrar desse meio de transporte. A conclusão é de que ele está atrapalhando mais do que ajudando na locomoção das pessoas no contexto urbano.

Pesquisas afirmam que, hoje, o tráfego de Londres está mais devagar do que um ciclista mediano, enquanto os motoristas de Los Angeles gastam, em média, 90 horas por ano procurando uma vaga de estacionamento. Diante dessas condições, algumas cidades europeias estão rapidamente “fechando as portas” para os carros em algumas localidades, mas oferecendo alternativas inteligentes para os pedestres.

Abaixo, confira as cidades que já aderiram ao movimento para diminuir a quantidade de carros nas ruas.”…

… (ler noticia completa aqui)

Advertisements

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s