pacote de medidas: acalmia de tráfego / combate à poluição / cidades sem carros

Das medidas físicas de acalmia de tráfego

energia cinética do automóvel“Uma das medidas mais importantes para tornar as zonas urbanas mais seguras e com maior qualidade de vida para os seus habitantes, é implementar medidas físicas que forcem as velocidades dos veículos motorizados a serem moderadas, de preferência até 30km/h, nas ruas em que o volume e a velocidade do trânsito motorizado o justifique. Tal permite diminuir drasticamente o nível de ruído nas zonas residenciais e aumentar significativamente a segurança, em zonas onde frequentemente brincam crianças, circulam muitos peões e utilizadores de bicicleta e vagueiam mesmo animais domésticos. Medidas físicas de acalmia de tráfego, quando eficientemente implementadas, também promovem o florescimento do comércio local, incrementando ainda a coesão da comunidade.

É essencial então compreender que medidas físicas de acalmia de tráfego providenciam maior sossego nos bairros, com a redução da poluição sonora, redução da poluição atmosférica e não menos importante, maior segurança para todos os habitantes, crianças e idosos principalmente. A questão da segurança urbana dos peões é também deveras relevante pois a energia cinética do veículo, fator importante na gravidade dos atropelamentos, é proporcional ao quadrado da velocidade. Significa isto que um atropelamento a 50km/h não implica estatisticamente o dobro da severidade em comparação com um atropelamento a 25km/h, mas o quádruplo, visto que a relação entre energia e velocidade é quadrática e não linear.”…

(continua a ler o artigo aqui)

Petição pede que Comissão Europeia mantenha pacote relativo à política de ar limpo

carro poluição“Acaba de ser lançada uma petição online que pede à Comissão Europeia para não abandonar as medidas de combate à poluição atmosférica causada pelo transporte rodoviário e que estão inseridas no pacote “Ar puro para a Europa”.

Segundo Keith Taylor, membro do Parlamento Europeu, autor da petição, andam a circular rumores de que o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, vai abandonar o pacote relativo à política de ar limpo para a Europa. Estes rumores surgem numa altura em que o Comité de Auditoria Ambiental da Câmara dos Comuns instou o Governo do Reino Unido a se familiarizar com a poluição do ar.

O número de vítimas da má qualidade atmosférica é superior ao número de vítimas dos acidentes de viação, o que faz com que esta seja a principal causa ambiental de morte prematura na União Europeia. Neste sentido, no início deste ano a Comissão Europeia aprovou um pacote de medidas com o objectivo reduzir os níveis de poluição atmosférica e que terá, consequentemente, impacto no sector europeu dos transportes.”…

(continua a ler o artigo aqui)

Paris quer limitar a circulação automóvel no centro da cidade

paris“Paris pode estar prestes a juntar-se ao clube das cidades europeias sem carros. Recentemente, a presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um ambicioso plano para transformar o centro histórico da capital francesa numa zona “semi-pedrestre”, onde o uso da bicicleta e a deslocação a pé vão ser encorajados e os acessos automóveis vão ser limitados a veículos de emergência médica, carros de residentes e cargas e descargas.

O objectivo passa por começar a introduzir as limitações ao fim-de-semana e com o tempo estende-las a toda a semana. A autarca de Paris quer aumentar para o dobro as pistas cicláveis da cidade até 2020, estando o projecto inserido num programa de desenvolvimento do uso da bicicleta de €119 milhões. Até à mesma data, Anne Hidalgo quer ainda implementar um sistema de partilha de bicicletas eléctricas e eliminar os carros a combustíveis a gasóleo e gasolina para diminuir as emissões de CO2.”…

(continua a ler o artigo aqui)

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s