incentivos precisam-se…

Uso da bicicleta está num “caminho imparável”

Bicicletas em Lisboa“O aumento do uso da bicicleta como meio de transporte está a fazer um “caminho imparável” em Portugal, considera o secretário de Estado da Administração Interna, para quem o acréscimo de ciclistas do quotidiano “não é de maneira alguma uma moda”.

Em entrevista ao Pedais.pt. João Almeida, que tem a pasta das questões rodoviárias no Ministério da Administração Interna, defende assim as alterações legislativas que promovem o uso do velocípede, designadamente o novo código da Estada, que vigora desde 01 de janeiro deste ano, que estabelece regras mais favoráveis para dos ciclistas na via pública.

“Conferir dignidade e segurança aos ciclistas” é outro dos objetivos das mudanças legislativas em vigor há quase um ano, três dias após o governante ter tomado posse, pelo que a sua intervenção no processo ocorreu enquanto deputado (do CDS-PP) à Assembleia da República, eleito nas últimas Eleições Legislativas e que confessa “não ser uma grande utilizador de bicicleta”:”o ciclista da casa é a minha mulher”…” ah, pois!

(lê o artigo completo em : pedais.pt)

Neya Lisboa: o hotel que incentiva funcionários e hóspedes a utilizarem a bicicleta (com vídeo)

neyahotel bikes“Situado no centro de Lisboa, na Estefânia, o Neya é um dos vários hotéis da capital a pôr em prática vários princípios sustentáveis. O incentivo ao uso da bicicleta é um deles. Além de sensibilizar os próprios funcionários para o uso das duas rodas, o hotel possui ainda um espaço para o parqueamento destes veículos, condições que levaram à obtenção do selo Empresa Amiga das Bicicletas, concedido pela MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.

(lê o artigo completo em: greensavers.sapo.pt)

Cada vez mais pessoas utilizam bicicleta em Lisboa (com vídeo)

notícia RTP“Durante esta semana vamos mostrar-lhe cinco estorias sobre os riscos que os portugueses correm quando circulam na via pública e como os podem evitar. Dos peões aos automobilistas, das crianças aos jovens que querem tirar a carta de condução. Começamos com uma reportagem que nos fala dos perigos e das aventuras das bicicletas.”

“Tentamos que o nosso pessoal tenha a mínima pegada ecológica a deslocar-se diariamente entre as suas casas e o hotel. Para isso sensibilizamos o nosso pessoal a vir para o hotel de bicicleta e temos uma zona de parqueamento segura e coberta onde arrumam as bicicletas”, explica Pedro Teixeira, responsável pela Qualidade, Ambiente e Segurança do Neya, ao Economia Verde.

As bicicletas estão também à disposição dos hóspedes para que possam apreciar a cidade sem impacto ambiental. A redução da pegada ecológica no Neya passa também pela iluminação maioritariamente em LEDs, pelo uso de painéis solares térmicos, papel com certificação florestal e pela separação rigorosa dos resíduos.”…

(podes ver a reportagem em: rtp.pt/noticias)

A propósito do primeiro episódio da reportagem, duas notas a registar. Quando o jornalista refere que “Agora as bicicletas já podem andar na estrada…” há aqui claramente uma falta de atenção e um erro grave de abordagem. As bicicletas sempre puderam circular na estrada. Mais à frente na reportagem o presidente da ANSR intervém e volta a cair na falácia da igualdade. Aguardam-se os próximos capítulos!

Anúncios

Sobre paulofski

Na bicicleta. Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.
Esta entrada foi publicada em divulgação, motivação com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a incentivos precisam-se…

  1. Reblogged this on Matemática em Sobral and commented:
    Que bom que Portugal está descobrindo a bicicleta, pode ser que venham ao Brasil nos ajudar a descobrí-la

    Gostar

apenas pedalar ao nosso ritmo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s